Livro: ADOLESCENTES NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E O SEXTING: vulnerabilidade, alertas, desafios, caminhos a seguir

A autora, Camila Detoni Sá de Figueiredo, nossa associada, apresenta, no livro que nasceu de sua Dissertação de Mestrado, um estudo exploratório na busca de subsídios para programas de prevenção. Na pesquisa, conceituado como o envio, postagem, recebimento e compartilhamento de imagens (fotos/vídeos) íntimas ou mensagens excitantes ou ainda de uma imagem própria (seminu ou nu) por meio do celular numa perspectiva da exposição indevida, sem consentimento.

Apresenta ao leitor o perfil dos adolescentes pesquisados em suas relações com as mídias, dentre elas as redes sociais, e nestas a compreensão dos adolescentes sobre o sexting.

Aborda características de nosso mundo midiático, resgata teorias sobre a adolescência, apresenta uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno do Sexting e aponta dados relacionados às relações perigosas dos adolescentes com as mídias. Considera importante destacar que o adolescente possui características próprias a essa etapa do desenvolvimento tais como a ambiguidade de sentimentos e o sentimento de onipotência, que podem torná-lo vulnerável em suas relações sociais estabelecidas, como as propiciadas pelas redes sociais e nestas as possibilidades de expor ou  ser exposto em riscos, inclusive físicos. No mundo midiático em que vivemos, conectado por meio da internet, essa vulnerabilidade se amplia caso o acesso ao conteúdo disponível na rede, à produção, e à disponibilização de conteúdos (mensagens ou imagens {fotos/vídeos}) se dê sem orientação e supervisão de um adulto.

Para adquirir o livro, entre em contato com a autora pelo e-mail: camiladsaf@gmail.com

Editora CRV – Curitiba – PR

www.editoracrv.com.br

Share and Enjoy

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*