FAMÍLIA X TRABALHO: um desafio a vencer

A família é o alicerce sadio de todos, que nos proporciona um local de convivência e carinho. Ela nos dá segurança para sermos o que somos, confiança para irmos sempre em frente, amparo nos momentos difíceis, sendo a razão de nosso viver.

Mas, por que a família consegue abarcar todos esses papéis fundamentais que embasam nossa personalidade? A resposta é simples: ela nos dá AMOR, e quem ama cuida, importa-se, preocupa-se. Por isso é tão bom estar em família e sentir uma grande paz de espírito nesses momentos.

Precisamos analisar o relacionamento familiar de duas formas:

– Qualitativo: nossos relacionamentos têm que ser de qualidade, profundos e intensos. Temos que conhecer bem as pessoas que nos cercam. A relação com os filhos parece-nos a mais delicada. Somos nós, pais, que temos o dever de mostrar os caminhos que deverão percorrer em suas vidas, temos que municiá-los de coisas boas e mostrar o quanto precisam ser fortes para não caírem nas tentações das drogas, da desonestidade, do consumismo e da maldade, ensinando-os, que ainda é possível viver em harmonia, com amor e companheirismo. Para isso, precisamos nos fazer presentes em suas vidas de uma forma que realmente faça a diferença.

– Quantitativo: o tempo que passamos juntos também é essencial. Mesmo tendo um relacionamento de qualidade, se forem poucos momentos, daremos espaço para que outras coisas e pessoas entrem nas vidas de nossos filhos tomando um espaço que é nosso, e são nesses momentos que recebem orientações incorretas para suas vidas. É aqui que o traficante se faz presente, ou uma amizade não-salutar. Não dá para terceirizarmos a educação de nossos filhos, então, é importante que estejamos presentes o maior tempo possível em suas vidas. São esses momentos que nos trazem realizações pessoais e boas lembranças para sempre.

O trabalho também é importante e imprescindível em nossas vidas, porque ele dignifica nossa existência e nos permite sermos úteis à sociedade. O mercado de trabalho está competitivo e para sermos profissionais valorizados devemos buscar atualização diária, dedicando-nos intensamente. Hoje, só podemos parar de estudar quando deixarmos de existir ou paramos no tempo. O mundo está mudando muito rápido e temos que acompanhar essas mudanças, ou melhor, precisamos estar inseridos nessas mudanças. Fazer a diferença é o que nos mantém no mercado de trabalho, e as exigências são cada vez maiores. Ser um profissional com empregabilidade também nos realiza intensamente.

Mas, como conciliar tudo isso? Como sermos pai/mãe presentes na família e mantermos nossas responsabilidades profissionais? Realmente não é fácil. A vida está corrida, há muitas atividades a serem feitas ao mesmo tempo. E somando a tudo isso, não podemos nos esquecer de nós, como pessoas, nossos gostos, nossos hobbys, nosso esporte, religião, voluntariado, “nossa individualidade” que precisa ser mantida. É muita coisa para tão pouco tempo. Por isso, temos que dar o melhor de nós, pois com certeza, esse esforço irá valer à pena.

É muito reconfortante observar que as coisas estão indo bem em nossa família e em nosso trabalho. Precisamos fazer um planejamento meticuloso de nossa vida, ter muita disciplina e dinamismo, saber que a vida é curta e vivê-la intensamente. Devemos nos desapegar de nossos comodismos, viver nossa família intensamente, curtir nosso trabalho, nossos amigos, nosso lazer e nos realizarmos tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

A vida é muito linda para não ser bem vivida. E são a nossa família e o nosso trabalho que nos motivam para vivê-la intensamente. Será que teríamos grandes objetivos em nossas vidas se não existissem nossas famílias e nosso trabalho?

Vamos lá. Dá tempo para fazer tudo. Não deixemos para depois e não percamos tempo nos queixando da vida.

Publicado na Revista de set. 2010 da Escola de Pais do Brasil – Seccionais de Joaçaba/Herval d’Oeste, Videira e Campos Novos.

Luciane e Richard Moro

Casal Coordenador Regional da Escola de Pais da Regional Meio-Oeste de SC, Membros da Escola de Pais – Seccional de Videira SC