Briga entre irmãos é ciúme?

Seus pais reclama que você briga com seus irmãos por qualquer bobagem? Eles já disseram muitas vezes que essas confusões, empurrões, xingamentos, pontapés, tapas e socos não podem acontecer e precisam acabar? Você fica chateado depois das brigas, mas mesmo assim, não consegue se controlar?

Essas brigas podem ser provocadas por ciúme, sabia disso?

Todo mundo que tem irmã briga com eles. Claro que sempre tem um motivo: ela ou ele mexeu nas suas coisas sem pedir, os dois querem brincar com o mesmo jogo na mesma hora… esse tipo de coisas. Começam brincando juntos, mas, de repente, a brincadeira vira briga.

Todos esses motivos não justificam a braveza que você sente naquele momento, não é? É que, no fundo, no fundo, o motivo é o ciúme.

Sabe o que é ciúme?

É um sentimento que dói pra caramba e que acontece porque você não gostaria de dividir a atenção e o amor de seus pais.

Quem sente ciúme dos irmãos gostaria de ter a exclusividade do amor dos pais. Até parece que, se não tivesse irmãos, teria mais amor, carinho e atenção! Isso quer dizer que você sente. Mesmo sem perceber, que o amor que seus pais dão a seus irmãos foi tirado de você.

Não foi! Sabe por quê?

Porque os pais amam seus filhos de maneiras muito diferentes, afinal os filhos são diferentes entre si. Cada um é único. Por isso, o amor que eles dedicam a você é só seu, assim como o amor que eles dedicam a seus irmãos é só deles.

Eu sei que tem horas em que gostaria de que sua mãe e seu pai conversassem só com você, mas eles também estão ocupados com seu irmão. E, de vez em quando, gostaria de ficar sozinho com eles, mas sempre sua irmã está junto, não é mesmo?

Para aliviar sua dor de ciúme, eu garanto: amor de mãe e de pai pode ser compartilhado com todos os irmãos e, mesmo assim, não se esgota.

Rosely Sayão. Publicado na Folha de São Paulo – 21/06/2014, p. E10.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*