Escola de Pais: uma opção de lazer construtivo

Escola de Pais é uma entidade de trabalho voluntário que tem por objetivo orientar pais, mães, educadores a melhor realizar a tarefa de educar, enfim, ajudar a família a ser mais feliz. Como? Participando de reuniões com discussões sobre técnicas educativas eficientes que apresentam resultados desejados. Quem pode participar? Todos, os que precisam de ajuda e os que podem ajudar!  Porque é a troca de experiências que fará todos mais eficientes na tarefa educativa e, portanto, mais felizes.

Como acredito no que afirma o australiano Ken O’Donnell que “A felicidade tem o mesmo tamanho da nossa potencialidade realizada”, vamos exercer nossa potencialidade e ampliá-la, pois se qualquer um de nós pretende ajudar sua família, sua comunidade, o caminho mais útil, sensato e eficiente é educar as crianças.

As crianças são educadas por pais/mães/cuidadores que precisam de orientação para enfrentar e superar um mundo novo, rápido, tecnológico, com apelos incessantes da mídia que não existiam no seu tempo. Se os responsáveis pela educação (família) estiverem ocupados demais ou desorientados e desistirem de educar seu filho, a mídia, a internet, o consumismo ou o mercado o absorverá. Porém, os resultados serão imprevisíveis. Se os pais não tiverem tempo e disposição para educar, para transmitir ética e valores familiares, isto em qualquer nível social, teremos perdido uma geração e esta perderá as outras.

Como faremos para ajudar a reverter essa situação?

Convido, você leitor amigo, a pensar em Escola de Pais como um lazer construtivo. Segundo o Presidente do Órgão Consultivo da ONU para questões de lazer Cristopher Edginton há várias definições para lazer.

1 – Qualquer coisa que fazemos em nosso “tempo livre” é lazer;

2 – Qualquer conjunto de atividade na qual você tenha prazer é lazer;

3 – Lazer é “estado de espírito”.

Tudo o que ocorre em nossa vida tem um potencial de transformação. “O lazer é um momento especial, porque livra as pessoas de suas obrigações e lhes dá oportunidade de refletir, redefinir valores e aprender novas habilidades. “Qual seria o “estado de espírito” que  motiva uma pessoa a vir a uma reunião da Escola de Pais?

1 – Pode ser uma maneira de participar ativa e construtivamente da sua comunidade;

2 – Pode ser necessidade de aprendizado ou experiência com outros pais;

3 – Pode ser uma necessidade que você se impõe de apoiar o companheiro(a);

4 – Pode ser a participação numa atividade voluntária dentro da sua capacitação;

5 – Pode ser uma forma de realização e crescimento pessoal que o gratifique;

6 – Poder ser uma oportunidade de relacionamento social com pessoas que tenham valores semelhantes;

7 – Poder ser por espírito de solidariedade para ajudar aqueles que precisam de orientação para melhor conduzir a educação dos filhos;

8 – Pode ser um lazer, porque estar na “Escola de Pais não é obrigação é opção”.

A experiência pessoal de mais de trinta anos de Escola de Pais me faz recomendá-la, pois me foi altamente gratificante pela convivência com pais, mães, avós, cuidadores de todos os níveis sociais e de várias regiões do estado que deixou lembranças e histórias que hoje enriquecem minha vida.   Convido a todos a pensar em Escola de Pais como um lazer construtivo, onde há espaço para crescimento pessoal, emocional e a certeza de estar contribuindo para a felicidade das famílias com as quais temos a alegria de nos relacionar. A Escola de Pais tem potencial de transformar nossas vidas.                        

Somos livres para escolher!

 Publicado na Revista nº 1 – 2009 – Escola de Pais – Seccional de Biguaçu                                                                                                               

Dolma Magnani de Oliveira – Advogada, Professora – Associada da Escola de Pais do Brasil – Seccional de São José e Coordenadora Regional da Escola de Pais da Região  do Litoral de SC

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