Enriqueçam juntos

Conheça os benefícios que o casal que planeja junto pode alcançar

Planejamento é o processo de desenvolver estratégias. Dessa forma alcançar os objetivos se torna uma meta possível de ser atingida.

Como em uma empresa, na qual o trabalho em equipe é fundamental para  seu desenvolvimento e a obtenção de resultados positivos, dentro do casamento planejar com o parceiro também é fundamental.

É necessário que ambos estejam dispostos a assumir sua parte na responsabilidade rumo ao sucesso. Afinal, de que adianta criar inúmeras possibilidades se não existir comprometimento e objetivo firme para transformá-las em realidade?

De acordo com a jornalista e autora do livro “Bolsa Blindada”, Patrícia Lages, existem três tipos de pessoas: as que “deixam acontecer” – que são aquelas que esperam as coisas virem por si só e que não se esforçam; que perguntam “o que aconteceu”; aquelas que vivem presas ao passado e perdem tempo perguntando o que fizeram de errado; e aquelas que “fazem acontecer”, que trazem para si a responsabilidade.

Ainda, em sua coluna semanal no site cristianecardoso.com, a jornalista revela como se tornar uma pessoa determinada no que quer e agir para alcançar benefícios. “Primeiramente, tenha uma lista de desejos realistas. Isso não quer dizer que você não possa sonhar, mas, sim, que você deve ter um plano real para alcançar seus sonhos”, assegura. Um erro que deve ser evitado é a falta de prioridades. “Priorizar é definir o que é mais importante e colocar na ordem do que se quer ou se pode alcançar primeiro”, enfatiza a jornalista.

Estar definida também é um ponto crucial. “Considere suas necessidades e relacione coisas a serem conquistadas a curto, médio e longo prazos. Trace um plano – de preferência com datas – para realizar seus desejos e comemore muito cada conquista!, ressalta. Para que as dicas tornem-se reais, é fundamental levar uma vida com equilíbrio, por isso, nada de gastos excessivos. Conhecer o que o outro sonha e precisa de fato, dividir as responsabilidades, pesquisar antes de comprar, adotar a estratégia de guardar dinheiro para eventualidades e dar  ao futuro a mesma importância que se dá ao presente, são iniciativas que fazem a diferença no planejamento conjugal.

Mantendo o controle

“Dominarás o teu dinheiro” é um dos mandamentos para um relacionamento feliz que os apresentadores do programa “The Love School” e autores do livro “Casamento Blindado”, Renato e Cristiane Cardoso, aconselham. Tomar as rédeas das finanças é importante, pois o contrário acarreta brigas e discussões, o que divide o casal. Afinal, uma das principais razões dos divórcios nos dias de hoje são os assuntos relativos ao dinheiro. “Quando se fala em dominar o dinheiro, nos referimos a algo que todo casal tem que ter como, por exemplo, o planejamento familiar. Isso é necessário para que o casal possa decidir e saber o que o casal possa decidir e saber o que pode ou não comprar e quais os objetivos financeiros”, relatam.

Delegar a administração para quem é mais organizado faz bem ao casal. “Se você tem mais habilidade no planejamento, ajude seu parceiro. Não importa o quanto se ganha, desde que se saiba colocar prioridades. Use o dinheiro também para satisfazer desejos, mas sem exagero ou descontrole. Seja o senhor do seu dinheiro, e não escravo dele”, complementam.

Mulher de confiança

Em seu blog, Cristiane Cardoso aborda mais sobre este assunto para as mulheres. “É  natural que o homem espere que a esposa controle os gastos. Quando isso por algum motivo não acontece, ele mantém o controle das finanças. Então, ela procura um emprego para ter sua própria conta bancária, e, desta forma, pode fazer o que quiser com seu dinheiro. Assim um casal que deveria ter se tornado um só se torna dois. Duas cabeças, duas contas bancárias, dois planos e, consequentemente, dois futuros diferentes.”

Um relacionamento não se divide, se soma. Comportamentos que se assemelham ao exemplo acima fazem com que o casal deixe de compartilhar a vida a dois, prejudicando a relação. Para não chegar a este ponto, estabeleça objetivos. Caso os estilos de gastar sejam diferentes, procurem decisões em conjunto para que ambos sejam beneficiados. Sonhem juntos, planejem juntos, aprendam juntos, para, enfim, enriquecer.

Artigo publicado na Folha Universal – 22/09/2013, p. b6. 

Share and Enjoy

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*