1. Nunca faça a lição pelo filho seu ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é do seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o a fazer a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
2. Organize um espaço e um horário apropriado para ele fazer as tarefas longe do som, da televisão, do telefone e da circulação da casa.
3. Troque ideias ou promova perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se lhe for pedido. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.
4. Não corrija e não aponte erros. Corrigir é tarefa do professor. Como é que o professor vai saber as dificuldades do seu filho se você se adiantar a ele e corrigir a tarefa? Importante: não vale apagar o erro de seu filho! Se alguém tiver que apagar algo, que seja ele.
5. Diga “tente novamente”, diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso o seu filho perceba que errou, incentive-o a procurar o certo ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso.
6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, mostrando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estejam relacionadas.
7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas, as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não acabam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e fixar os conteúdos é fundamental.
8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas com a escola. Lavar a louça, arrumar o quarto, guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de natureza diferente. Não ligue um trabalho ao outro e não avalie só as obrigações domésticas.
9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a importância dos trabalhos de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou na sala de aula e deve terminar lá. Se não entendeu, ou não concordou, procure a escola e informe-se. O seu julgamento pode desmotivar o seu filho e até mesmo desautorizar a professora e, consequentemente, a tarefa de casa e os seus objetivos.
10. Demonstre que você confia no seu trabalho e respeita as suas iniciativas, os seus limites e que reconhece as suas possibilidades. Crie um clima de amizade na família, mas não deixe de impor limites e ser rigoroso com os desleixos e irresponsabilidades.
Disponível em: http://www.escoladepais.pt/boletim/boletim_24.pdf
Isabel Cristina Hierro Parolim – Pedagoga; Mestre em Psicologia da Educação – Portugal.
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