A relação entre a educação infantil e o desenvolvimento socioemocional

A relação entre a educação infantil e o desenvolvimento social emocional é um tema de extrema importância nos dias atuais. Sabemos que as primeiras experiências na infância são fundamentais para a formação da personalidade e do comportamento social dos indivíduos. Portanto, um ambiente educacional que promova o desenvolvimento emocional saudável é essencial para que as crianças cresçam saudáveis emocionalmente.

            Um dos principais autores dessa temática é Daniel Goleman que é um psicólogo, escritor e jornalista e principalmente apaixonado por inteligência emocional, e tem nos dados materiais riquíssimos. Para o autor: Competência socioemocional refere-se à habilidade de uma pessoa em ser consciente de suas próprias emoções e dos outros, bem como em lidar efetivamente com essas emoções em situações sociais. Essa competência inclui a capacidade de expressar emoções de forma saudável, gerenciar o estresse, se relacionar de forma empática com os outros, resolver conflitos e tomar decisões informadas. A competência socioemocional é uma parte essencial do desenvolvimento humano  é fundamental para o sucesso pessoal e profissional.

            A educação infantil proporciona oportunidades para que as crianças aprendam a identificar, compreender e regular suas emoções. Por meio de atividades lúdicas, elas têm a chance de explorar seus sentimentos e de expressá-los de maneira adequada. Além disso, a convivência com outras crianças e com adultos capacitados facilita o desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia, o respeito pelo outro e a habilidade de resolver conflitos de forma assertiva.

O desenvolvimento social emocional vai além da aprendizagem das emoções básicas, como a alegria, tristeza, nojo, raiva e medo. Ele envolve também a capacidade de lidar com situações de frustração, de ter empatia pelos outros e de estabelecer relações saudáveis. Portanto, é importante que os educadores estejam preparados para auxiliar as crianças nesse processo, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias para lidar com suas emoções e para se relacionarem de forma assertiva.

Um ambiente educacional que valorize o desenvolvimento social emocional contribui para a formação de indivíduos mais resilientes e com melhor desempenho acadêmico. Estudos encontraram uma relação positiva entre o desenvolvimento emocional e o sucesso escolar. Isso ocorre porque crianças bem ajustadas emocionalmente conseguem lidar melhor com as demandas escolares, têm maior capacidade de concentração e são mais motivadas para aprender.

            Além disso, quando as crianças aprendem desde cedo a lidar com suas emoções e a se relacionar de maneira saudável, têm maiores chances de se tornarem adultos bem-sucedidos e felizes. O desenvolvimento social emocional está diretamente relacionado à capacidade de estabelecer e manter relacionamentos interpessoais positivos, o que é fundamental para a vida pessoal e profissional.

Sabemos que alguns municípios já aderiram a alguns programas e abordagens específicas têm sido implementados, buscando desenvolver habilidades sociais e emocionais nas crianças desde a mais tenra idade. Diversas pesquisas indicam que esse tipo de intervenção é efetiva, trazendo benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças.

Porém sabemos que ainda temos muito que avançar, pois ensinar essas habilidade requer um “trabalho em equipe”, pois sabemos que a criança aprende rápido e por repetição ou seja o que é ensinado no ambiente escolar é necessário ser reforçado em casa, pois caso contrário irá confundir a criança, pois tudo que é ensinado por alguém que tem uma importância sentimental na vida da criança (pais, professores) fica memorizado de forma mais intensa, e como a criança vai lidar quando na escola estiver ensinando práticas de regulação emocional porém em casa há exemplo opostos? Vai ser difícil para ela compreender e aprender essas habilidades ou corre o risco de a criança entender que o que ela ver em casa pode ser o “certo” a fazer afinal são pessoas que dão o exemplo.

A relação entre a educação infantil e o desenvolvimento social emocional é, portanto, uma área que precisa ser valorizada e prioritária na educação. Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação da personalidade e do comportamento social das crianças. Investir em uma educação emocionalmente saudável é proporcionar um futuro melhor para elas, uma base sólida para que possam enfrentar as adversidades da vida e se tornarem adultos felizes e bem-sucedidos. É responsabilidade de todos – educadores, pais e sociedade – garantir que as crianças tenham acesso a uma educação infantil de qualidade, que valorize o desenvolvimento social emocional. Somente assim construiremos uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Sandra Dias do Prado – Atua há mais de 15 anos na área da educação, especialização em Pedagogia da inância.

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