RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA UMA PARCERIA FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE ADVERSIDADE

Se formos buscar nos dicionários o significado da palavra ADVERSIDADE, iremos encontrar, entre outros: catástrofe, fatalidade, desgraça, azar, infelicidade, flagelo, infortúnio, tragédia, contrariedade, contratempo, impedimento, oposição, percalço, transtorno, entre outros.

Se trazermos para nosso tema: Parceria entre Família e Escola, e pensarmos que adversidade, nesse novo contexto, se refere a Pandemia do Coronavírus, acredito que os sinônimos mais assertivos são: catástrofe; tragédia e flagelo.

Pois é, o planeta desde 2019, está vivendo uma grande e triste tragédia mundial.

A população em geral teve que encontrar saídas para conviver com a dor, a ansiedade, a tragédia, mas sobretudo com formas diferentes e inusitadas, jamais imaginadas, de uma nova comunicação e mediação, tanto no âmbito familiar quanto no escolar

A princípio, achávamos, que seria breve, passageira, mas aos poucos esse grande flagelo foi assolando vidas humanas em cidades, estados, países. A população em geral teve que encontrar saídas para conviver com a dor, a ansiedade, a tragédia, mas sobretudo com formas diferentes e inusitadas, jamais imaginadas, de uma nova comunicação e mediação, tanto no âmbito familiar quanto no escolar e na sociedade em geral.

Mas trazendo, especialmente, ao ponto central, temos um cenário de erros e acertos, que oportunizaram Família e Escola a um aprendizado diário de novas formas de se relacionarem.

Com o fechamento das instituições de ensino, os adultos passaram a sentar com as crianças para acompanhar as aulas on-line, assistir aos vídeos educativos e auxiliar nas tarefas. Foi então, durante essa pandemia, que muitos pais e mães tiveram a oportunidade de ter maior participação da vida escolar dos filhos e o de ver todos os desafios que os filhos encontram dentro das escolas. Na maioria das vezes, os pais se preocupavam com outras coisas, por entender que a vida escolar dos filhos só interessava ao aluno e professor, quando na verdade é um conjunto entre família e escola. Tiveram a oportunidade de vivenciar o “novo”.

Sabemos que para um aluno ter um bom rendimento, mesmo antes da existência do novo vírus, é necessário ter o apoio da família. E, atualmente, em um cenário tão desafiador, em que as crianças também estão abaladas emocionalmente por estarem longe da escola e dos amigos, a presença dos pais nos estudos é fundamental no processo de aprendizagem. Criança precisa de cuidado, atenção e carinho. Isso facilita no seu processo escolar.

As crianças ficam mais seguras e mais motivadas a estudar quando têm a presença ativa da família

Apoiar os pais no desenvolvimento das atividades escolares junto aos filhos é essencial nessa “nova comunicação”. O apoio vai além do compartilhamento de técnicas pedagógicas. Atitudes simples para estimular e incentivar os pais nessa jornada são de grande valia, como orientar para que estimulem os filhos a gravarem vídeos ou áudios curtos com dúvidas e enviar ao professor, ou ainda, fazer a ponte com outros pais e grupos de alunos para troca de experiências. Inovação e motivação em tempos de crise.

A família transmite os próprios valores às crianças. Já o ambiente escolar é rico em oferecer oportunidades de convivência em sociedade.

A escola não deve ser vista como um serviço, mas uma instituição onde as crianças aprendem valores universais como inclusão e diversidade. A família transmite os próprios valores às crianças. Já o ambiente escolar é rico em oferecer oportunidades de convivência em sociedade.

A participação da família é um elemento-chave nessa parceria. Porém, é preciso que os educadores realmente tenham interesse em contar com o apoio dos pais e responsáveis pelas crianças. As famílias precisam participar da escola, mas o quanto esse é um ambiente que promove discussão? Será que a escola proporciona espaços controlados para debates ou há uma abertura para colaboração crítica nos processos de aprendizagem?

Bom…, nesse novo contexto mundial, foi preciso encontrar caminhos para tal.

A família tem um potencial educador, mas os professores precisam entender que, para cada tipo de ambiente ou realidade, há um tipo de interação.

Escola e Família precisam atuar juntas para proporcionar um desenvolvimento pleno da criança. Duas partes de um todo essencial na vida das crianças. Quanto mais sinérgica for essa troca, mais efetiva ela será.

Durante esse enfrentamento da pandemia, está evidente que o papel da escola não é apenas cuidar dos aspectos cognitivos da criança, mas do coletivo, e o da família, o de trazer o significado de acolhimento, cuidado, afeto e transmissão de valores próprios.

Enfim, mesmo com toda adversidade que estamos passando, o que nos alivia é a certeza que esse vínculo Família – Escola se reinventou e nunca mais será o mesmo, pois se fortaleceu frente aos desafios impostos criando mais união e foco!!

E a Escola de Pais do Brasil, está aí, se reinventando e auxiliando as Famílias e Escolas encontrarem o melhor caminho frente às adversidades.

Regina Lustre Azevedo Gabriele – Advogada, Educadora, Kid Coach, Pós-graduada em Direito Educacional, Casal Presidente do Conselho Consultivo da Escola de Pais do Brasil, juntamente com seu marido Armando Gabriele.

Publicado na Revista do 57 Congresso Nacional da Escola de Pais do Brasil Edição 2021, p. 14.

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