Quem é teu filho?

Um pouco de ti, um pouco dos amigos, um pouco da escola, um pouco da televisão, da internet, do mundo e um pouco dele mesmo.

De ti, pai, de ti, mãe, ele herda muito. Principalmente os valores, os costumes, a sabedoria que vocês passam através dos exemplos da vivência comum. Por longo tempo, vocês são os ídolos dos seus filhos.

Dos amigos, teu filho percebe outro modo de ser, de pensar, de vestir, de falar.

Da escola, recebe uma nova ordem hierárquica, uma nova disciplina e novos conhecimentos para entender e interagir com mundo. Observa como se comportam seus colegas. Toma conhecimento de como funcionam outras famílias. Desabrocha para a sexualidade, compartilha angústias, sofrimento e alegrias.

Da televisão, outras influências se apresentam através de novos personagens e novos ídolos.

Da internet, ele absorve e é absorvido por um mundo de informações que quebram qualquer noção de fronteira ou limite de capacidade.

Do mundo em geral, ele recebe todas as formas de influência. Aprende a se defender e a acatar. Aprende a selecionar, a escolher ou ser escolhido, construindo assim sua própria personalidade.

Teu filho é também fruto dele mesmo, ou seja, da maneira peculiar, particular de lidar com tudo isso e dar uma direção para sua vida.

Para Khalil Gibran:

“Teus filhos não são teus filhos.

Eles são Filhos e filhas do anseio da Vida por si própria.

Eles vêm através de ti, mas não de ti,

E ainda que contigo estejam, não te pertencem.

Tu podes dar-lhes teu amor mas não teus pensamentos,

Pois eles têm seus próprios pensamentos”.

Teu filho é um ser humano em formação que precisa muito de ti, mas não só de ti porque ele é um ser social. E todo esse conjunto social – família, amigos, escola, televisão, internet – exercem influências sobre a formação do teu filho. Influências positivas e influências negativas vão afetar a construção da personalidade dele e de acordo com a bagagem que tem, dará um rumo para a sua própria vida.

Se entendermos que educar é conduzir para um caminho, cabe ressaltar a importância da conduta dos pais na formação dos filhos, a interferência do amor ou a falta dele nesse processo de construção, pois segundo as escrituras “Ensina a criança no caminho que deve andar e, ainda quando for velho não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Portanto, apesar de todas as influências externas, a educação dos filhos está fundamentada na família. E, além disso, como Machado de Assis já dizia “O menino é pai do homem”. Isto quer dizer que a formação infantil repercute na vida adulta.

Assim, respondendo mais uma vez a questão inicial, teu filho é fruto de um somatório de forças externas e internas, individuais e sociais que vivem em diálogo e em conflito, numa evolução constante. Estando em evolução constante, como podemos conhecê-lo?

A única maneira de conhecê-lo é através do diálogo aberto, franco, verdadeiro e constante que atinge a responsabilidade dos pais, a amizade dos colegas, a autoridade da escola, a informação da internet, o ponto de vista da televisão. É esse diálogo  que constrói o pensamento e as atitudes do ser em formação.

Publicado na Revista nº 6 – 2006 – Escola de Pais – Seccional de Timbó Publicado na Revista nº 1 – 2009 – Escola de Pais – Seccional de Biguaçu

Teresinha Bunn Besen – Associada da Escola de Pais de Biguaçu

Mestre em Educação – FURB