A função da escola é principalmente dar ao aluno embasamento teórico, prático, técnico e pedagógico de alto nível, para que ele possa competir em plano de igualdade, como um todo. Paralelamente, dar exemplos de postura, idoneidade, honestidade e justiça.
Porém não é função da escola educar o aluno, isto é tarefa dos pais e deve ser feito no seio da família.
Esta tarefa de formação é dos pais (família) e a informação é da escola. “A educação é indelegável”. Porém no momento em que vivemos, dada a uma série de circunstâncias como problemas econômicos, pais trabalhando fora, somados ainda à falta de preparação dos casais para a tarefa de ser pai e mãe, levam a algumas reflexões dos educadores (escola).
Hoje dado a todos esses fatores há uma necessidade de que a escola auxilie também na educação. Não como obrigação mas em socorro à essas crianças ou aos pais que estão perdidos e até um pouco sem rumo.
Cabe à escola dentro deste quadro, não só o papel de informar mas também de passar alguns conceitos como honestidade, responsabilidade, respeito ao próximo, ajudando assim a formar um cidadão livre e feliz .
Devido a isto tudo a escola tem que ser universalista, respeitando todas as crianças com suas ideias e seus pensamentos.
Porém a “educação é de responsabilidade exclusiva da família” e de mais ninguém, porque só a família pode criar vínculos afetivos, que são o alicerce de uma sociedade sadia e livre para enfrentar a vida.
Uma educação é uma obra que tem que ter base sólida.
Este artigo foi publicado na revista Escola de Pais do Brasil – Seccional Santos – outubro de 1997, p. 27.
Regina Célia Correa Garcia – Coordenadora da Escola de Pais de Santos
Faça um comentário