Lixo é basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. No entanto, o conceito mais atual é o de que lixo é aquilo que ninguém quer ou que não tem valor comercial. Nesse caso, pouca coisa jogada fora pode ser chamada de lixo.
O que não podemos ignorar é que o lixo precisa ser devidamente separado e coletado, reaproveitado ou reciclado antes de ser descartado. Selecionar o lixo ajuda a diminuir a poluição do ar, solo e água, bem como reduz a necessidade de novas áreas para aterros sanitários. Tal atitude também ajuda a diminuir a proliferação de insetos e roedores, responsáveis pela transmissão de várias doenças. Os recursos naturais são poupados, pois o lixo separado é reciclado e transformado pelas indústrias em matéria-prima novamente, baixando assim os custos do produto final a ser consumido. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo, e sim materiais para reciclar.
A Educação Ambiental é, segundo o Ministério do Meio Ambiente, “um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver os problemas ambientais presentes e futuros”. Nada mais procedente que iniciar, também na família, a aquisição dos conceitos básicos da educação ambiental.
REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
São conceitos fundamentais para um bom gerenciamento dos Resíduos Sólidos, ou seja, do Lixo. São conceitos que devem ser absorvidos, praticados e divulgados.
Podemos REDUZIR a geração do lixo consumindo menos e melhor, isto é, racionalizando o uso de materiais no nosso cotidiano.
Como REDUZIR?
» Preferir produtos com embalagens retornáveis, recicláveis.
» Combater o desperdício de produtos e alimentos, planejando bem as compras
» Pegar carona sempre que possível.
» Não deixar a torneira pingando, mantê-la fechada ao se barbear e escovar os dentes.
» Escrever em papel reciclado e imprimir o mínimo necessário.
» Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas.
» Diminuir o tempo do banho.
» Utilizar a capacidade total da máquina de lavar e secar roupas.
» Acumular a maior quantidade de roupas possíveis, para passá-las.
» Evitar acender lâmpadas durante o dia.
» Utilizar lâmpadas fluorescentes compactas.
» Usar adequadamente o aparelho de ar-condicionado.
» Ao sair do ambiente, desligue a lâmpada, televisor e som.
» Preferir eletrodomésticos que possuam menor consumo de energia.
» Utilizar um mesmo copo durante o dia para o consumo de água.
Podemos REUTILIZAR diversos produtos antes de descartar, usando-os para a função original ou criando novas formas de utilização.
Como REUTILIZAR?
» Separar sacolas, sacos de papel, vidros, caixas de ovos, papel de embrulho para reutilizar.
» Usar o verso das folhas de papel já utilizadas para rascunho.
» Conservar e consertar objetos ao invés de jogar fora.
» Doar ou vender tudo o que possa ser reaproveitado por outros,
» Não jogar no lixo aparelhos que podem ser vendidos ao “ferro velho” ou desmontados para o reaproveitamento de peças.
» Fazer a compostagem do lixo úmido (restos de comida).
» Reaproveitar embalagens e utensílios plásticos na cozinha.
» Confecção de artesanatos e outros produtos.
Podemos RECICLAR o lixo quando o retornamos ao ciclo da produção, seja ele industrial, agrícola ou artesanal.
Como RECICLAR?
» Fazer compostagem doméstica com seus restos de jardim e de cozinha.
» Separar materiais recicláveis para coleta seletiva conforme a padronização internacional de identificação por cores:
AZUL para papel
VERDE para vidro
AMARELO para metal
VERMELHO para plástico
MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS:
– Lixo de banheiro
– Cerâmicas, pratos, vidros pirex e similares
– Trapos e roupas sujas
– Toco de cigarro
– Cinza e ciscos
– Acrílico
– Lâmpadas fluorescentes
– Papéis plastificados, metalizados ou parafinados
– Papel carbono e fotografias
– Fitas e etiquetas adesivas
– Copos descartáveis de papel
– Espelhos, vidros planos, cristais
Observe abaixo, o quanto se poupa com a reciclagem:
Reciclado |
Poupado |
1000 Kg de papel |
20 árvores |
1000 Kg de vidro |
1300 Kg de areia extraída |
1000 Kg de plástico |
milhares de litros de petróleo |
1000 Kg de alumínio |
5000 Kg de minérios |
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO:
Produto | Tempo |
Papel | 2 a 4 semanas |
Goma de mascar | 5 anos |
Estaca de madeira pintada | 13 anos |
Plástico | 450 anos |
Lata de alumínio | 500 anos |
Vidro e pneus | tempo indeterminado |
É no desenvolvimento de um programa de conscientização e mobilização comunitária que se iniciam os questionamentos de consumo, desperdício, acondicionamento de lixo e reciclagem. A reciclagem do lixo é, na verdade, o início de uma reciclagem de atitudes, valores e comportamentos. Este é o ponto principal: reciclar atitudes diante do dia a dia da vida, do mundo. É preciso repensar o modo de viver, consumir e produzir. Nesse aspecto, o processo de aprendizagem tem sido inverso: os adultos estão aprendendo com as crianças.
Referências:
http://www.ecomarapendi.org.br/eco.htm
http://www.recicloteca.org.br/
http://www.naturallimp.com.br/
http://www.reciclaveis.com.br/
http://www.ambientebrasil.com.br/
Revista Neo Mondo, SP. Disponível em: http://neomondo.wordpress.com/revista-neo-mondo/
Programa Brasileiro de Reciclagem. Disponível em: http://www.revistasim.com.br
Publicado na Revista nº 1 – 2009 – Escola de Pais – Seccional de Biguaçu
Renato Bunn – Presidente da AMJE – Associação dos Moradores do Jardim Europa. Idealizador e coordenador do projeto Biguaçu – Educação Ambiental.
Meus parabéns pelo artigo!
Não devemos só reciclar, mas sim reutilizar!