
Ouvimos muitas vezes as pessoas a dizerem “essa criança está muito desenvolvida para a sua idade”, mas nem sempre é claro o que isso significa. Conforme as idades, o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social permitem à criança conquistar determinadas metas que são normais e esperadas. Conheça qual o desenvolvimento típico de uma criança de 4 anos.
Desenvolvimento físico
- Pesa entre 13 e 23 quilos;
- Mede entre 93cm e 1m17cm;
- Necessita de dormir entre 10 e 12 horas todas as noites.
Desenvolvimento motor
- Veste e calça-se sem necessitar de muita ajuda;
- Come sozinha, já sabe usar bem o garfo, faca e colher;
- Penteia o cabelo e lava os dentes sozinha;
- Consegue andar em linha reta de forma direita;
- Corre e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade;
- Sobe e desce sem grande dificuldade;
- Salta bem sobre um pé apenas;
- Apanha, atira e dribla bem uma bola;
- Já anda bem de triciclo;
- Consegue empilhar objetos sem dificuldade;
- Cria formas e objetos com recurso a plasticina;
- Segura bem num lápis e faz desenhos legíveis;
- Já sabe usar uma tesoura infantil.
Desenvolvimento cognitivo
- Fala fluentemente, com frases muito completas;
- Adora inventar palavras, cantar canções e rimas;
- Gosta de conversar, ter longas conversas;
- Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares;
- Pode já saber escrever o seu próprio nome;
- Já sabe dizer o nome completo, onde mora e o número de telefone;
- Faz muitas perguntas;
- Responde facilmente às perguntas que lhe são feitas;
- Percebe e recorde-se bem dos seus feitos/sucessos;
- Já sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã;
- Percebe bem a rotina diária e o que sucede a quê;
- Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas;
- Já percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas, cores, distâncias, tempo e posições;
- A sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade durante 10 a 15 minutos;
- Consegue ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do mais pequeno para o maior;
- Conta até 7 objetos em voz alta, embora nem sempre na ordem correta;
- Já sabe entre 6 e 8 cores;
- Reconhece cerca de 3 formas diferentes.
Desenvolvimento emocional
- Ainda tem dificuldade em separar a realidade da fantasia;
- É muito entusiasta, tem sempre muita pressa em tudo;
- Tem uma imaginação muito vívida;
- Pode mentir para se proteger mas ainda não percebe o que é uma mentira;
- Capacidade de sentir ciúme;
- É mais cooperante;
- Gosta de se exibir a si própria e às suas coisas;
- Tem mais confiança;
- Começa a perceber o que é o perigo;
- Pode ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos “monstros”;
- Ainda faz birras, normalmente em relação a pequenas coisas;
- Capacidade de sentir raiva e frustração, principalmente quando algo não está a correr como quer;
- Passa a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente;
- Por vezes ainda é agressiva e/ou violenta;
- Já sabe fazer ameaças.
Desenvolvimento social
- Está mais independente em relação aos adultos;
- Gosta de obter a aprovação dos adultos;
- Gosta de brincar com outras crianças, nomeadamente com aquelas que têm a mesma idade;
- Já consegue brincar em grupo;
- Embora goste de brincar com crianças de ambos os sexos, já tem uma maior preferência por brincar com crianças do mesmo sexo que o seu;
- Já sabe partilhar com as outras crianças e fá-lo na maioria das vezes;
- Por vezes pode querer ser o líder;
- Gosta de alterar as regras da brincadeira à medida que se brinca;
- Pode chamar nomes às outras crianças, fazer queixa das mesmas aos adultos;
- Pode ter um ou mais amigos imaginários;
- Gosta de contar histórias e anedotas – muitas vezes sem nexo – aos adultos;
- Está constantemente a perguntar porquê;
- Gosta de chocar os outros – crianças e adultos – ao usar palavrões e outras palavras proibidas;
- Quando brinca gosta de imitar os pais, normalmente o do mesmo sexo;
- Adora brincar às personagens: professora, dona do café, dono da loja, bombeiro, polícia…
Publicado no site www.pequenada.com
Faça um comentário