Saiba como seu bebê vai se desenvolver mês a mês de RN até completar 2 aninhos.
Cada fase do bebê é uma emoção diferente para os papais e mamães, habilidades e desenvolvimento cognitivo são encontrados em diversas fases distribuídas ao longo dos primeiros meses de vida da criança.
Quando pessoas mais experientes nos dizem para aproveitar o bebê porque passa rápido – é a mais pura verdade. Passa muito rápido e se não prestarmos atenção deixamos de acompanhar várias fases interessantes e fofas dos nossos bebês.
O amadurecimento infantil é determinado por comandos neurais, onde cada bebê irá ter a sua época de desenvolvimento, porém dentro das faixas de desenvoltura de cada habilidade.
Os movimentos de sustentação do pescoço, cabeça e tórax, assim como o fortalecimento da musculatura da região ocular são provenientes da formação completa dos circuitos neurológicos. A função primordial nesse processo é feita por uma membrana que envolve as células nervosas e tem a função de induzir os circuitos neurais, essa membrana denominada de mielina tem coloração branca e é extremamente gordurosa.
Nesse texto vamos organizar o desenvolvimento dos bebês ao longo dos primeiros dias de vida até completar 2 aninhos. É importante salientar que nessa fase há mudanças rápidas num curto espaço de tempo, portanto as faixas de desenvolvimento aqui serão divididas em meses.
PRIMEIRO MÊS DE VIDA – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Essa é a fase mais difícil para as mamães, principalmente as de primeira viagem. É nesse momento que passamos a conhecer o nosso bebê, porque cada bebê é um e se comporta à sua maneira. Entender, aprender, compreender e ainda aproveitar essa fase se torna algo bem complexo e novo.
Então vamos te contar um pouquinho do que acontece nesses primeiros 30 dias do bebê para que você compreenda e se ambiente com essa etapa:
– Nesse período o bebê ainda não possui controle completo sob a musculatura ocular, o que torna sua visão reduzida, isso também se dá porque durante a gestação esse sentido não foi exigido.
– O alcance da visão no recém-nascido pode chegar a 30 centímetros em média, sendo em torno da distância entre o bebê a mãe durante o ato da amamentação, nessa fase as imagens ainda são bem desfocadas, e podem ser duplicadas pois as duas retinas ainda estão interligadas nessa etapa da vida.
– Existem indicações de que nessa fase deve-se colocar móbiles de diversas cores no berço, focando em contrastes de escuro e claro para que o bebê possa observar os objetos e ser estimulada sua visão. Após os primeiros seis meses de vida, a visão do bebê já estará com sua formação próxima a de um adulto.
– Em relação a função auditiva dos bebês, devido seu desenvolvimento ocorrer já dentro do útero materno em torno do 5º mês de gestação, ela já estará em funcionamento por completo após o nascimento do bebê. Sendo assim ainda dentro da barriga da mamãe o bebê ouve os movimentos dos órgãos internos da mãe, como também os sons externos. Devido a essa formação auditiva se iniciar ainda na gestação é que os recém-nascidos reconhecem a voz da mãe e após os primeiros 20 a 30 dias de vida, já conseguem emitir grunhidos e movimentarem sua cabeça na direção do som emitido.
– Após o primeiro mês de vida, o bebê faz o registro sequencial das palavras e no 2º mês ele dará preferência pela língua materna, já que tem absorvido esse som desde o quinto mês de gestação.
– Registre esse fofo momento do bebê com um ensaio New Born para que esse período fique guardado pela eternidade.
– Sobre o paladar nos bebês, pode-se afirmar que eles possuem capacidade completa, conseguindo fazer a distinção dos sabores: amargo, azedo, salgado e doce. Sendo os sabores adocicados, os mais preferidos. O primeiro alimento pós nascimento é adocicado, o leite materno é reconhecido pelo bebê entre outros de ama de leite ou banco de leite, por exemplo. No começo da vida o recém-nascido pode mamar até 10 vezes por dia.
– Eles adoram ficar enroladinhos ou apertadinhos como um charutinho. Para isso use um cueiro ou um Swaddle.
2 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Agora já estamos mais habituadas ao ritmo do bebê e passamos a curtir mais suas conquistas como o primeiro sorriso.
Nessa fase a gente se encanta com o sorriso do nosso bebê, pois além de ser fofo – o sorriso social como é chamado – indica que o desenvolvimento afetivo e psíquico vem ocorrendo corretamente. Interessante saber que o sorriso não depende de estímulos internos. O sorriso social também é presente em crianças com deficiência visual ou auditiva.
– Nesse período dos dois primeiros meses, a musculatura da região do pescoço já começa a ter mais avanços, e é possibilitado que o bebê levante o queixo e vire o rosto de lado, esses movimentos indicam que o desenvolvimento muscular está ocorrendo corretamente. No geral nessa fase o domínio sob os movimentos é ampliado, trazendo ao corpo mais rigidez e menos movimentações involuntárias.
– Em relação à visão, nessa etapa ocorre a conexão das duas retinas e o bebê começa a fixar e acompanhar as movimentações de objetos e das pessoas com mais clareza, já consegue ver detalhes nos rostos e ele já tem habilidades para fazer reconhecimento de parentes, amigos da família ou da babá.
3 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Agora a brincadeira começa a ficar mais gostosa. A fase de choros e cólicas intermináveis vai passando e começamos realmente a curtir a tão sonhada maternidade.
O período compreendido após o terceiro mês de vida, o bebê já começa a reconhecer o mundo, terá ferramentas para fazer a identificação de volume, consistência, textura.
– É aqui que eles começam a morder a própria mãozinha e a levar objetos à boca com frequência.
– Os movimentos involuntários ou reflexo tenderão a diminuir.
– A região da coluna estará mais ereta e o bebê quando segurado de pezinho tende a esticar as perninhas, essa movimentação indica que a musculatura está evoluindo assim como o sistema neural.
– O sono nesse período é reduzido para em torno de 15 horas / dia. As atividades cerebrais durante essa fase são intensificadas, por isso o bebê ainda precisa de muitas horas de sono, pois é nesse momento que as informações e desenvolvimentos neurais serão elaborados.
4 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Com 4 meses seu bebê já é um fofo que faz gracinhas e diversos barulhinhos. As características mais marcantes desse período são:
– O bebê passa a dormir mais durante a noite e ficar mais ativo durante o dia, a região da boca continua sendo a área de reconhecimento de objetos, texturas, sabores e de mundo, mais conhecida como fase oral. Nesse momento os mordedores entram em ação.
– Sua visão amplia-se para a angulação de 180º e ele consegue acompanhar a movimentação de pessoas ou objetos
– Nessa fase ele consegue erguer e manter o tórax ereto e as mãozinhas fazem movimentação de abertura e fechamento, o que demonstra um bom desenvolvimento cognitivo e motor, crianças com deficiência cerebral não conseguem fazer o movimento de abrir das mãos, seus polegares não obedecem ao comando neural.
– Aqui o bebê gosta de brincadeiras que estimulem a visão e o tato, e também inicia a movimentação de pegar o próprio pé, indicando uso da musculação da perna, a qual será necessária para o movimento de engatinhar futuro.
5 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Cada mês que avança nossa interação com o bebê passa a ser mais intensa. Nessa fase podemos destacar:
Movimentação da musculatura na região da cintura, isso significa que essa região atingiu um fortalecimento adequado. Nesse momento o bebê já está apto a ficar sentado. Toda a movimentação dessa fase é necessária para criar as conexões cerebrais e organizar de modo adequado as células para as próximas habilidades.
6 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Meio ano já se passou e seu bebê é um sorridente serzinho que já começa a impor suas vontades. Os marcos de desenvolvimento dessa idade são:
– Já é possível que o bebê comece a ficar sentado com apoio de almofadas e travesseiros, devido a seu avanço no controle da musculatura da cintura pélvica. Muito importante que sejam mantidos os brinquedos próximos à criança, facilitando a interação e desenvolvimento motor.
– O bebê não gosta de ficar sozinho sem o contato visual da mamãe, papai ou cuidador, pois já fez o reconhecimento e já está acostumado com ambiente e pessoas que lhe dão segurança, quando fica só a tendência é que entre em desespero, e somente após o socorro dos pais ou alguém próximo é que ele se acalmará. É o início da fase de ansiedade da separação
– Em relação ao sono, nessa etapa já é possível prever os horários mais preferidos para dormir, e em geral o tempo de sono nesse momento é de 14 horas diárias.
7 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Nesse período o bebê já consegue movimentar as pernas e os braços com uma melhor postura e coordenação motora, aqui além de sentar ele também consegue iniciar o movimento de engatinhar.
8 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
No oitavo mês o bebê consegue se locomover engatinhando e também já tem ferramentas para segurar objetos por mais tempo, pois utiliza a estrutura de pinça com os dedos indicador e polegar.
Já é possível ele se sentar sem apoio para as costas e já consegue pronunciar palavras desconexas para exprimir emoções.
9 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Nessa idade a criança para chamar a atenção dos pais utiliza alguns sons e grunhidos, em alguns casos como citado anteriormente, fala as primeiras palavras.
Hora de começar os preparativos para a festa de aniversário de 1 aninho.
10 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Período em que o bebê se movimenta muito e tenta se fixar de pé, também é possível que ele aumente consideravelmente o repertório de palavras pronunciadas, as quais ele fala por meio de repetição, os pais devem se policiar e não falarem palavrões e nem entrarem em discussão próximo da criança.
11 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
É possível que o bebê chame pelo papai ou mamãe nesse momento com frequência e também já comece a dar os primeiros passos com um auxílio.
Utilize locais de brincadeiras com tapetes emborrachados e estimule que a criança se movimente e interaja com joguinhos lúdicos, muito importantes para a construção motora e cognitiva nessa fase.
12 MESES – DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ MÊS A MÊS
Viva…chegou o primeiro aniversário do seu pequeno. Você olha para trás e enxerga quanta coisa diferente e bonita você viveu ao lado desse pequeno ser.
Nesse momento o bebê já consegue dar alguns passos sem apoio algum e também se sentar por maior período, ficando deitado somente quando for dormir. Alguns já andam sozinhos nessa fase. Pense em registrar esses momentos com fotos, vídeos e ensaios.
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 12 A 14 MESES DE IDADE
Vamos agora ver quais são os principais aspectos dessa fase:
Nesse período alguns bebês já deram seus primeiros passos, balbuciam algumas palavras desconectas e em alguns casos já deixam de mamar no peito.
Em relação a alimentação nesse período as crianças costumam fazer de 2 a 3 refeições por dia com intervalos de lanches entre elas, há alguns casos onde a criança começa selecionar os alimentos e entra num período de queda de apetite, devendo os pais estarem atentos a esses sintomas.
Importante você saber que:
– Nesse momento não é preciso parar com a amamentação compulsoriamente, pois há crianças que continuam mamando no peito. Use a observação para “sentir” quando parar com o aleitamento e substituir por outros alimentos por completo.
– Alguns bebês já começam utilizar colher sem auxílio das mamães, esse interesse é saudável e demonstra que a criança vem se desenvolvendo plenamente.
– O sono nessa fase ainda pode ser irregular durante o dia, algumas crianças dormem durante o dia e podem ainda dormir durante a maior parte da noite, não se preocupe, isso é normal e irá variar de criança para criança.
– A maioria dos dentinhos podem já ter nascido nessa fase, ficando alguns ainda por nascer. Isso pode ocasionar choros e irritação durante a noite. Tenha paciência e busque alternativas conscientes para acalmá-lo como: aromaterapia, música suave e massagem para bebês.
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 15 A 17 MESES DE IDADE
Já no 15º mês os bebês já iniciam uma alimentação mais sólida e praticamente a mesma do resto da família, claro que com suas ressalvas.
No caso de bebês que ainda são amamentados, a introdução de alimentos sólidos é mais gradual, haja vista que ele recebe nutrientes do leite materno. Introduzir alimentos variados na alimentação é um passo muito importante nessa fase, pois assim você já estará conscientizando seu filho a comer alimentos mais saudáveis.
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 18 A 23 MESES DE IDADE
Chegou o período do um ano e meio de idade da criança, fase onde interage muito bem com seus pais, irmãos e outras pessoas que possam a vir fazer parte do convívio.
PARA EVITAR PROBLEMAS DE ALIMENTAÇÃO:
– Estimule seu filho a comer frutas, verduras e legumes;
– Ensine-o a ter hábitos e horários específicos para alimentar-se;
– Forneça-lhe opções e oportunidades de sabores, por exemplo, um suco de mamão com pera ou um prato de macarrão colorido com cenouras e verduras, além de ser saudável, também será um momento de muita diversão para todos.
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DE 2 ANOS DE IDADE
Aos dois anos de idade, as crianças já tendem a ampliar o leque de comunicação, utilizam um maior repertório de palavras e são mais interativas. Os pais, como primeiros educadores da criança, devem se valer de brinquedos educativos e estímulos sociais que tragam segurança e mais articulação para criança, sempre a ouvindo com respeito e atenção.
– Nesse momento seu filho irá começar a se vestir sozinho, aprender a escovar os dentes e conseguirá reconhecer partes do seu corpo, ele também será capaz de sair sozinho do bercinho (o que demanda cuidado redobrado dos pais), assim como ficar mais tempo prestando atenção a um desenho infantil na TV.
– Outro ponto interessante nessa idade é que começam a contestar e exigir atenção, objetos e determinados alimentos, tenha paciência e sabedoria de corrigir e educar seu filho com amor e firmeza. Tudo é um aprendizado nessa fase, as crianças absorvem com muita facilidade o que ouvem, portanto seja ponderado e sábio quando for conversar perto de seu filho, evite que eles fiquem expostos à internet e programas agressivos na televisão.
– A linguagem mais direta e clara é a indicada, fale com amor e calma com seu filho. Essa fase é uma benção na vida de uma criança, melhor ainda se tiver pais amorosos.
– O desenvolvimento compreendido entre os 12 meses e 24 meses de vida são de muitas transformações em diversos aspectos. Ocorrem alterações nas estruturas cognitivas, linguagem e motora, sendo muito importante o acompanhamento e estímulo dos pais nesse momento de acelerado processo de crescimento.
– É nesse período que a criança está se movimentando muito, e por isso é importante ter alguns cuidados dentro de casa para que ela não se machuque.
– Quando já está se aproximando dos dois aninhos de vida, a criança irá iniciar subidas e descidas em degraus, e também fará movimentos mais complexos como caminhar e segurar algum objeto simultaneamente.
– Também já é possível que o bebê faça movimentos de arrastar, chutar e atirar objetos, o que exige conjuntos cognitivos diferentes, ele começa a ficar apto em distinguir o formato, tamanho e as cores dos objetos, interessante fazer brincadeiras e joguinhos que estimulem esse exercício.
– Já com os 24 meses de vida completos, a criança já consegue fazer movimentos de imitação dos adultos, como ajudar na hora do banho e na troca de fraldas, em relação à linguagem ele já tem elementos que lhe dão ferramentas para pronunciar ao menos duas palavras, com intuito de expressar uma ideia.
COMO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO.
Nessa fase as crianças tem necessidade de sentirem-se acolhidas e assistidas por seus familiares, o desenvolvimento depende desse contato que traz segurança e pertencimento, por isso é muito importante que os pais conversem e brinquem com seus filhos.
Autora: Marília Tannuri Verni Publicado no site: www.petitpapillon.com.br
Faça um comentário