Conflitos? Existem soluções…

            À medida que nossos filhos crescem, as nossas expectativas quanto ao seu futuro tornam-se inseguras e, tudo o que sonhamos e desejamos para eles parece desaparecer no horizonte… Essa realidade nos causa angústia e preocupação, embora sabemos que a adolescência é passageira, faz parte do aprendizado, fase difícil, delicada para o jovem, para os pais e os que com ele convivem.

            Tudo é novo e, em cada esquina, se esconde um desafio a ser conquistado, viver a vida intensamente, não importa a situação; expor-se a elas é o objetivo. Porém, sejam boas ou más as experiências vividas, as consequências é que irão definir a sua conduta e caráter na fase adulta. Os pais, diante disso, na ansiedade de privar o filho de problemas e sofrimentos, recordam que até pouco tempo eram o centro do mundo do seu filhinho…

Percebo, no entanto, que o pequeno ser tão dócil, concebido com tanto amor se transformou em quase alguém estranho, indiferente a tudo… Recusa-se a ouvir a voz amorosa que tantas vezes o embalou e cantou cantigas de ninar para ele adormecer. A voz que deseja de todo coração que seja, simplesmente, plenamente feliz e realizado. Pensar que está exposto a tantos perigos que o mundo oferece é extremamente doloroso… e continua a não dar ouvidos achando-se inteligente e autossuficiente. Então o sentimento de incapacidade, fragilidade e temor tomam conta dos pais…

            Afinal educar, ensinar o caminho que deve andar pode ser fácil e natural, mas nem sempre funciona, apesar de todos os esforços… Precisamos de toda ajuda possível para orientar nossos filhos na direção certa. Deus em seu amor e cuidado com seus filhos renova nossa esperança, fé e confiança num amanhã melhor; envia verdadeiros “anjos” pessoas preocupadas com o próximo e o bem estar da família. Surge a “Escola de Pais do Brasil” trazendo para dentro de nossos lares, uma mensagem de amor, auxiliando, aconselhando, ajudando a solucionar problemas, orientando pais e filhos, interessando unicamente promover a união e a felicidade, instruindo-os como lidar com todas as fases da criança, para evitar conflitos e amenizar as dificuldades, melhorar a convivência fazer do lar de cada família um lugar agradável, aconchegante, feliz e acolhedor… Pois a partir desta família, e só do sucesso dela é que vão surgir outras, com bases fortes e seguras, convictas para dar prosseguimento ao maior projeto de Deus: “A família”…

            Parabéns pela nobre iniciativa da “Escola de Pais de Timbó” – pelo compromisso, pela disposição a dar o melhor de si, para colaborar na construção de um mundo mais feliz para todos.

 Publicado na Revista nº 3 – 2003, da Escola de Pais – Seccional de Timbó

 Maíza Mariana Schmidt Michelson – Mãe e circulista

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*