Atualmente, muito se debate em relação aos tempos modernos, sobre o mercado de trabalho, Internet, a grande era digital, a comunicação virtual e todos os seus benefícios. A comunicação da família atual foi afetada pela interferência da modernização. Com certeza o diálogo entre pais e filhos poderia ser melhor e mais aberto se os filhos não tivessem toda informação necessária na Internet e até mesmo na televisão. Mas e se os pais tivessem tempo para eles, com certeza, seria melhor.
Não importa o que a modernização trouxe, é preciso se inteirar dela, mas o mais importante de tudo é que além de toda a tecnologia e de um mundo globalizado, as famílias necessitam de sentimentos de afeto, carinho e preocupação, para que assim todos possam desfrutar e alcançar seus objetivos.
Partindo do ponto de que os pais são os melhores amigos dos filhos e que só querem ver a felicidade e satisfação dos mesmos, porque não ser o melhor meio de informações para eles? E poder ajudá-los?
Muitos são os fatores que causam a falta de intimidade entre pais e filhos dificultando a comunicação familiar:
– Falta de encontros durante as refeições;
– Pais trabalham até tarde e quase não vêem os filhos;
– Nos finais de semana, filhos preferem a televisão, videogame ou internet do que se sentarem para uma conversa em família;
– Quando estão junto aos pais, os filhos não expõem seus problemas por sentirem vergonha, o contato é tão pouco que às vezes é melhor desabafar com um amigo na escola com quem convivem todos os dias e por um determinado tempo, do que conversar com o pai e a mãe que só encontra a noite e assim mesmo pouco.
É difícil comunicar-se de verdade com alguém a quem não se conhece bem. Você conhece seu filho?
Os filhos precisam sentir que os adultos confiam neles. Muitos, se lhes for dada a oportunidade, vão ser dignos da confiança neles depositada. E é muito bom para os pais poder falar abertamente com honestidade sobre a sua própria juventude, como se sentiam naquela época. É mostra de alto grau de confiança. Os jovens que conseguem se comunicar com os pais são muito mais felizes e mais seguros de si. Comunicação sincera é prioridade número um dos jovens.
A comunicação eficiente é baseada em:
° Ter confiança mútua.
° Demonstrar franqueza e honestidade.
° Ser capaz de perdoar e ir em frente.
° Respeitar a privacidade.
° Evitar gozação e menosprezo.
° Manter o bom humor e a disposição para fazer elogios verdadeiros
° Deixar para lá os problemas corriqueiros.
° Ser capaz de escutar e depois falar.
° Afastar-se e escolher uma melhor hora, quando estiver com raiva.
° Não fazer acusações.
Mostrar interesse pela vida dos filhos é provar que os pais se preocupam com eles.
Vocês sabem as respostas para estas perguntas?
° Qual o nome dos melhores amigos do seu filho? Já foi apresentado a eles? Sabem onde moram?
° Seu filho é feliz onde estuda?
° Que tipo de livro, filme e esporte que seu filho aprecia?
° Qual o time dele? De que tipo de música ele gosta?
° Sabe se tem algum assunto especial, alguma área ou hobby pelo qual seu filho se interessa?
° Se ele pratica algum esporte, sabe em que posição joga no time? Qual foi a última vez que foi vê-lo jogar?
É extremamente importante a amizade fraterna, os filhos precisam dos pais mais do que nunca, o mundo a cada dia que passa se complica de forma assustadora, vários problemas afligem os jovens e é por isso, que a família precisa enxergar a carência de uma comunicação e de um relacionamento mais íntimo.
Toda grande modernização, assim como a TV, a Internet e a publicidade contribuíram para que a família mudasse seus hábitos, facilitando muito a vida dos indivíduos e por que então o afastamento dos seus membros?
A verdade é que há falta de interesse dos pais no universo dos filhos e vice-versa, mas isto tem solução, basta querer e se deixar envolver.
Referências:
CARR-GREGG, Michael & SHALE, Erin. Criando Adolescentes, São Paulo: Fundamento, 2003.
REC-Revista Eletrônica de Comunicação-UniFacef-Edição 01-Jan/Jun 2006.
Publicado na Revista Programa do 49º Congresso Nacional da Escola de Pais do Brasil – São Paulo – junho de 2012, p. 18.
Luiza Nivea Giosa dos Santos e Doarte dos Santos Pereira – Associados da Escola de Pais – Seccional de São Paulo – Casal Diretor de Divulgação – Casal Representante Nacional do Estado de São Paulo.
Faça um comentário