ADMINISTRAÇÃO DO LAR E ECONOMIA FAMILIAR

A família é um grupo social que tem como finalidade a sobrevivência e o bem estar humano, sendo como uma empresa que visa a arrecadar fundos para melhorar a qualidade de vida ou, no mínimo, manter a existente. Nesta empresa, o casal é responsável pela administração econômica buscando a melhor utilização dos recursos disponíveis, e para isso, precisa ter clareza dos sonhos, metas e objetivos de todos os membros.

É na família que se tomam decisões, organizam-se e executam-se tarefas com o objetivo de melhor aproveitar os recursos disponíveis em benefício dos membros deste grupo visando à satisfação das necessidades e desejos de todos. Ela abrange aspectos sociais, físicos, biológicos, emocionais e econômicos como alimentação, educação, viagens, férias, saúde, sendo esses, interdependentes.

Para bem administrar todos esses aspectos, o casal precisa autoconhecer-se e comunicar-se com clareza evidenciando seus anseios e aspirações enquanto indivíduo e família, formulando metas para alcançar o padrão de vida desejado, que podem ser a curto, médio ou longo prazo; planejar e fazer previsões futuras, organizar, usar e controlar os recursos existentes e disponíveis e avaliar os resultados das escolhas feitas e decisões tomadas. Isso tudo só é possível através de muito diálogo e organização.

Diálogo é a palavra-chave no relacionamento do casal, inclusive quando se fala de administração e economia familiar. Afinal, casamento é VIVER COM, e não “para” ou “por” alguém, e quanto mais aberto, franco e amoroso, mais o diálogo propicia o crescimento conjunto do casal. Cada cônjuge possui uma “verdade” que deve ser comunicada e discutida até se chegar a um ponto comum, sem que isso acarrete a perda da individualidade.

Pode-se dizer que essas “verdades” são valores ou crenças adquiridas durante a vida, nas quais a pessoa realmente acredita e tem apreço. Manifestam preferências e formas de condução da vida. É o que torna uma coisa ou ato importante para alguém, e como são transmitidos pela família e instituições sociais, expressam a relação entre sentimento emocional e determinadas categorias cognitivas. Entretanto, não são estáticos, mas são muito importantes porque servem de padrão ou guia de comportamento, além de serem uma força motivadora para se concretizar aspirações.

O problema é que não podemos ter todas as coisas ao mesmo tempo. A cada momento somos obrigados a fazer opções entre necessidades ou exigências que precisam ser satisfeitas ou requerem soluções e novas metas, que são demandas racionalizadas para curto, médio e longo prazo. As necessidades são baseadas nos valores individuais da família ou do grupo social e é necessário estabelecer um grau de prioridade para elas. Já as metas são estabelecidas através de planejamento de atividades específicas, especialmente ao definir padrão de vida e relacionar os recursos disponíveis para satisfazer as necessidades.

Diferentes decisões terão impactos e consequências também diversas na vida presente e futura da cada pessoa e de cada família.

A tomada de decisão é um processo de avaliação racional de várias alternativas, seguido de seleção criteriosa da mais adequada. É preciso observar alguns fatores que influenciam na tomada de decisão consciente ou inconsciente. São eles: esforço de marketing do produto – preços, promoções, propaganda, canal de distribuição; ambiente sociocultural – família, amigos, classe social, cultura, trabalho; desconhecimento ou falta de alternativas. Muitas informações podem tirar o foco daquilo que foi planejado ou das necessidades que precisam ser satisfeitas.

É preciso sensatez ao elaborar um orçamento para não chegar ao final do mês e ficar com a sensação de que gastou todo o orçamento, mas não sabe onde nem em quê. A causa do descontrole financeiro são as pequenas despesas, e ao final do mês, acaba faltando dinheiro para os principais gastos. Não podemos radicalizar e afirmar que jamais voltaremos  a nos permitir os pequenos gastos que dão tanta satisfação. Algumas vezes podemos e até devemos dar-nos esses prazeres, mas sempre com moderação, lembrando de nossa meta maior.

Publicado na Revista de set. 2010 da Escola de Pais do Brasil – Seccionais de Joaçaba/Herval d’Oeste, Videira e Campos Novos.

Rose e Dácio Menegazzo

Membros da Escola de Pais – Seccional de Videira SC