ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO

Título do artigo: Acompanhamento psicopedagógico: a relação família, escola e professores da Escola de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão, imbituba, SC

A psicopedagogia é uma área que busca compreender as dificuldades de aprendizagem que as crianças apresentam no início da educação escolar. A causa do não aprender está no despreparo da família e escola para trabalhar com a crise que passa a juventude atual, esta crise é um reflexo, uma conseqüência da falta de estrutura da família e educadores. A intervenção da psicopedagogia é verificar como os pais e professores estão trabalhando as dificuldades e os problemas que encontram, auxiliando-os a superar essas dificuldades, planejando, orientando e executando uma melhor compreensão das queixas e melhorando a aprendizagem.

A raiz de toda a dificuldade que as crianças passam na aprendizagem é a falta de compreensão, amor, diálogo e método adequado da escola e família para trabalhar os filhos que apresentam dificuldades de aprendizagens e obter o resultado desejado. Antes de recuperarmos os jovens, é importante verificar se a escola e a família estão preparadas e se possuem orientações adequadas para suprir tais dificuldades, bem como, trabalhar a recuperação dos pais e orientar os educadores para uma melhor compreensão das queixas apresentadas pelos alunos.

A aprendizagem faz parte do contexto familiar e social do qual a criança está inserida, saber ouvi-la, dialogar com calma e ajudá-la a encontrar soluções para seus problemas, e resposta para suas perguntas, um remédio para seus males e um alívio para suas dores. “Desça para o mundo de seu filho e encontre-se com ele; assim poderá compreendê-lo melhor. Com amor, compreensão e bondade ajudando seu filho a ser feliz e sem dificuldade de aprendizagem” (ANSELMO, 1998).

Na maioria das vezes, é comum as famílias buscarem soluções inadequadas por falta de orientações e despreparo para compreender os problemas apresentados pelos jovens, por serem famílias em crise e com pouca alfabetização, estas tentam lidar de forma imprópria e sem orientação da psicopedagogia.

Este trabalho tem como objetivo compreender a relação família e escola para um grupo de professores da Escola de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão, Imbituba, SC. Ainda, de maneira mais específica, procura identificar qual a concepção de família e escola construída por um grupo de professores, analisar as dificuldades da escola e da família para lidar com as crianças que apresentam as referidas dificuldades, refletir sobre a relação família e escola e sua consequência na aprendizagem das crianças.

Os resultados obtidos demonstram que os problemas de aprendizagem dos filhos não se resolvem apenas por serem transmitidos aos pais, mas sim, precisam de atenção para ser trabalhado primeiro à família, na sua origem. Conforme constatado no processo de aprendizagem, os pais não demonstram muito interesse no problema apresentado pelos educadores, achando que cabe aos professores trabalhar as dificuldades apresentadas, bem como o comportamento de seus filhos. Cabe salientar que as famílias onde os filhos apresentam bom comportamento e não apresentam dificuldades, são as que têm maior interesse no acompanhamento de seus filhos na educação escolar e participam com frequência das atividades organizadas pela escola.

Também se verificou que a não aceitação dos pais referente ao comportamento irregular de seus filhos, nos mostra a falta de estrutura familiar, o desinteresse pelos problemas, mostra que falta um trabalho de conscientização dos pais no processo educativo, tanto escolar como social.

Observou-se ainda que as famílias atendidas com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem e comportamento inadequado para a idade têm baixa estima, talvez pelo seu próprio fracasso escolar e profissional, por não terem instruções suficientes para acompanhar o crescimento educacional de seus filhos, desconhecerem as necessidade de seus filhos, e terem uma situação financeira difícil. Nesse sentido, ressalta-se que é de fundamental importância à escola buscar através de entidades, como a “Escola de Pais”, trabalhar os pais no sentido de prepará-los para a importância da família na vida, educação e o social de seus filhos, pois é através do meio familiar e uma educação religiosa, independente de religião, que se tem um bom filho, carinhoso, atencioso, companheiro e dedicado aos estudos.

A pesquisa mostrou que os educadores estão carentes do acompanhamento de profissional especializado na área de psicopedagogia, não conseguem diagnosticar com frequência os problemas de dificuldade de aprendizagem e queixas do aluno, quando o objetivo do educador é adquirir conhecimento suficiente para lidar com a situação adversa, proposto no currículo escolar. Dessa forma, é preciso a integração entre escola e família visando o desenvolvimento de ação interdisciplinar que é fundamental para obtenção de resultado positivo. E que, em razão da conjuntura socioeconômica de hoje, a família não dispõe de tempo com o filho e deixa por conta da escola a tarefa da educação.

Na relação de vínculo entre escola e família, buscar soluções para as queixas do filho, através de entidades especializadas, pois a criança que apresenta algum tipo de dificuldade recebe menos atenção de seus pais, uma vez que as próprias dificuldades ocasionam desgaste na relação afetiva e escolar. Sendo assim, os pais tentam contornar a situação de maneira incorreta na relação com eles, tornando importante buscar orientação da psicopedagogia e, sobretudo, refletir a respeito da conduta e tratamento das dificuldades da criança, com a família e com a escola.

Foi constatado através da observação, entrevista e questionário, que as famílias desconhecem as necessidades das crianças e a maneira apropriada de lidar com o problema, necessitam de orientações mais claras que lhes deem suporte para ajudar seus filhos. Fatores como: situação financeira, escolaridade, forma de comunicação, estresses, entre outros, influenciam o desempenho da criança no processo de aprendizagem e os educadores, muitas vezes, sentem-se limitados quanto às orientações a serem dadas, pois lhes faltam dados relativos ao comportamento familiar não relatado pelos pais.

Portanto, a instituição escolar deve buscar orientação psicopedagógica para orientar, conscientizar e capacitar de forma sistemática pais e educadores, objetivando o sucesso da aprendizagem.

Outro fator importante observado na aprendizagem, diz respeito ao comportamento dos pais: alguns tratam o problema com descaso, outros que o problema não é tão grave e agem com ansiedade, outros negam as dificuldades informadas. Todos esses fatores devem ser analisados, pois o fato de a criança apresentar algo diferente não justifica ser suficiente para diagnosticar dificuldade de aprendizagem.

A realidade nos leva a refletir sobre a maneira adequada do processo educativo familiar e escolar, possibilitando à criança o sucesso da aprendizagem, proporcionando para elas motivação, interesse e concentração para facilitar a busca do conhecimento, neste sentido, são importantes inserir na escola a figura do psicopedagogo, atuando como forma de favorecer o diagnóstico e identificação dos problemas e ajudar na restituição do aprender.

Esse trabalho demonstra o quanto é importante o acompanhamento psicopedagógico junto aos professores e familiares, na compreensão e constatação das dificuldades encontradas pela família e por professores ao lidar com a situação envolvendo a dificuldade de aprendizagem.  Quando a família não se interessa pelo processo de aprendizagem e tem dificuldade na busca de melhor maneira para lidar com o não aprender de seu filho, dificulta o diagnóstico do problema.

Assim, torna-se necessária melhor capacitação, orientação e conscientização dos profissionais da educação no tratamento com a família da criança que apresenta dificuldade, para intervir, buscar soluções e acompanhar o caso até a solução final.

Apesar do progresso na área da educação, a psicopedagogia ainda tem muito para caminhar, procurar maior abrangência no número de atendimento vinculado à rede pública, levando em consideração a grande quantidade de crianças com dificuldade de aprendizagem. A carência de profissional especializado compromete a qualidade da educação, principalmente, no que diz respeito à formação dos educadores.

Conclui-se que o problema de aprendizagem, cujas causas envolvem aspecto sociocultural e pedagógico, coloca a questão da dinâmica familiar como uma das principais fontes do problema de dificuldade de aprendizagem. Entende-se que trabalhar o educador junto com a psicopedagogia proporciona uma oportunidade de refletir acerca de seu próprio projeto educacional, melhorando a comunicação junto à família, de modo a facilitar um melhor entendimento entre pai e filho no sentido de contribuir para a construção de um ambiente saudável em torno da aprendizagem.

REFERÊNCIA

ANSELMO. Ajude seu filho a ser feliz, 27ªed. Vozes, Petrópolis, 1998.

Este artigo foi publicado na revista Escola de Pais do Brasil – Seccional de Biguaçu, nº 4, maio de 2012, p. 40.

 Carlos Henrique Jorge Pós-graduado em Psicopedagogia. Associado da Escola de Pais – Biguaçu.

Juliano Bona – Professor, Mestre em Educação. Atualmente desenvolve pesquisa em representações sociais na área de educação.

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