A importância e os benefícios da atividade física

Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando parte nas nossas vidas. Estamos, a cada dia, mais informatizados e ainda a maioria das pessoas mora nos centros urbanos, o que favorece a mecanização. Então, o simples toque de botão para controlarmos máquinas que fazem o serviço pesado para nós, pode ser agradável, cômodo e aumenta a velocidade de execução das tarefas, mas tem um preço: deteriora nossa saúde.

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.
            A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
            A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária. “A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.”

Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

Ao realizar atividades físicas, exercitamos nossos músculos fazendo-os contrair e isto faz com que haja uma maior necessidade de sangue para nutri-los, acelerando o ritmo do coração e da respiração, o metabolismo altera-se, enfim, todo o corpo entra em ação quando nos movimentamos. E estas alterações são benéficas e necessárias para um bom funcionamento orgânico.

Muitos benefícios são adquiridos através da prática de atividades físicas:

* diminuição da ansiedade;

* melhora da autoestima;

* prevenção da depressão;

* melhor qualidade do sono;

* mais disposição e vivacidade para as atividades diárias;

* incremento na capacidade de concentração e mudança significativa no humor;

* ajuda na perda de peso e da porcentagem de gordura corporal;

* melhora da postura;

* melhora do sistema imunológico;

* redução no índice de queda nos idosos;

* ajuda a aliviar a dor da artrite,

* contribui para ossos, articulações e músculos sadios;

* auxilia na melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade;

* redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol.

* No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja: a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos cotidianos é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Importante: antes de realizar uma atividade física consulte o seu médico.

*Michele da Silva Antunes dos Santos – Fisioterapeuta

15 Comentários

1. Esse site ajudou muito no meu trabalho da escola! Muito Obrigado ao pessoal desse site sempre vou entrar nesse site, quando tiver trabalho de Educação Física!

2. Esse site me ajudou muito no trabalho da escola! Muito Obrigado, sempre vou entrar nesse site quando tiver trabalho de Educação Física valeu!

3. Muito bom, me ajudou bastante tirei nota 10 de educação física, agora já sei onde pegar pesquisa na Seccional de Biguaçu. Entedi, obrigado.