Valores no Cotidiano da Escola

Os valores existem porque são a base na qual se estrutura o ser humano. Isso justifica a necessidade de se ter uma educação baseada em valores.

É no ambiente escolar, através da convivência cotidiana, que os alunos passam a incorporar princípios básicos de tolerância, justiça, solidariedade, amor e respeito, reproduzindo tal postura na sociedade em que vivem.

Algumas escolas vêm, a cada dia mais, valorizando somente a capacidade cognitiva, deixando de explorar e valorizar as qualidades. Entretanto, a construção do conhecimento deve integrar as condições humanas, corpo, mente e sentimentos.

O maior desafio para a escola é articular um trabalho, nas diferentes áreas de conhecimento, que esteja fundamentado nos valores. Porém, cabe lembrar que não existem atividades específicas para trabalhar valores. É uma questão de atitude constante, que envolve todas as áreas e todos os momentos da escola: o momento da chegada, recreio, saída, enfim, a vida escolar.

É também de fundamental importância saber lidar com os conflitos do dia a dia da escola. Esses momentos são oportunos para discutir valores e regras.

Os educadores precisam dar bons exemplos. Tudo pode ser melhorado sempre, mas infelizmente nem sempre é assim.  Capacitando os alunos, eles sairão da escola melhores do que chegaram. Esse é o papel da escola: formar um ser humano melhor, que saiba conviver com os outros.

 “Pensamos que a tarefa da educação é formar seres humanos para o presente, seres nos quais qualquer outro ser humano possa confiar e respeitar, seres capazes de pensar tudo e de fazer tudo o que é preciso como um ato responsável a partir de sua consciência social.”(Humberto Maturana)                                                                                           

As famílias e as outras instituições também têm um papel significativo no desenvolvimento moral e na formação de atitudes. A transmissão de valores é uma das preocupações que todo pai deve ter ao educar.

Como fazer isso no dia a dia?

Existe uma certeza: não há valores que se sustentam sem bons exemplos. A família  oferece à criança todas as condições para desenvolver os principais valores, pois existe ali um vínculo emocional muito forte. Um ambiente familiar com moralidade, respeito e exemplos positivos formará uma criança com valores presentes e bem definidos. E a escola colabora fazendo a manutenção constante dos valores apresentados em cada contexto familiar.

Referências
BRASIL. MEC. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade.

MIGLlORI, Regina de Fátima. Educação em valores humanos: o resgate da construção do indivíduo ético.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1997.

 Publicado na Revista Escola de Pais do Brasil – Seccionais de Biguaçu e São José, nº 5, junho de 2014, p. 44.

Zoraia J.  Rabelo da SilveiraPedagoga, Psicopedagoga, Diretora do Colégio Elisa Andreoli

Share and Enjoy

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*