Recursos para apoiar o bem-estar emocional das crianças durante a pandemia de COVID-19

As orientações, recomendações e recursos a seguir são fornecidos por especialistas em trauma infantil no Child Trends e no Centro de Treinamento para Traumatismo Infantil da Universidade de Massachusetts. O Centro está alojado na Universidade de Massachusetts com a Child Trends como a principal agência de avaliação, com financiamento da SAMHSA e da Rede Nacional de Estresse Traumático Infantil e apoio adicional da HRSA.

Enquanto o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relata atualmente que o risco de exposição ao COVID-19 é baixo para jovens americanos, pesquisas sobre desastres naturais deixam claro que, comparadas aos adultos, as crianças são mais vulneráveis ​​ao impacto emocional de eventos traumáticos que perturbam suas vidas diárias. Este recurso oferece informações sobre como apoiar e proteger o bem-estar emocional das crianças à medida que a crise de saúde pública se desenrola.

Em meio ao surto de COVID-19, a vida cotidiana mudou e continuará mudando para a maioria das pessoas nos Estados Unidos, geralmente com pouco aviso prévio. As crianças podem ter dificuldades com ajustes significativos em suas rotinas (por exemplo, escolas e creches, distanciamento social, confinamento em casa), o que pode interferir no senso de estrutura, previsibilidade e segurança. Os jovens – mesmo bebês e crianças pequenas – são observadores atentos de pessoas e ambientes, e percebem e reagem ao estresse em seus pais e outros cuidadores, colegas e membros da comunidade. Eles podem fazer perguntas diretas sobre o que está acontecendo agora ou o que acontecerá no futuro e podem se comportar de maneira diferente em reação a sentimentos fortes (por exemplo, medo, preocupação, tristeza, raiva) sobre a pandemia e condições relacionadas. As crianças também podem se preocupar com sua própria segurança e com a segurança de seus entes queridos, como atenderão às suas necessidades básicas (por exemplo, comida, abrigo, roupas) e incertezas para o futuro.

Além de manter as crianças fisicamente seguro durante o COVID-19 pandemia, também é importante cuidar por sua saúde emocional.

Enquanto a maioria das crianças acaba retornando ao seu funcionamento típico quando recebe apoio consistente de cuidadores sensíveis e receptivos, outras correm o risco de desenvolver problemas significativos de saúde mental, incluindo estresse relacionado ao trauma, ansiedade e depressão. Crianças com trauma prévio ou problemas mentais, físicos ou de desenvolvimento pré-existentes – e aquelas cujos pais enfrentam problemas de saúde mental, uso indevido de substâncias ou instabilidade econômica – correm um risco especialmente alto de distúrbios emocionais.

Além de manter as crianças fisicamente seguras durante a pandemia de COVID-19, também é importante cuidar de sua saúde emocional. Abaixo, resumimos as recomendações para promover o bem-estar emocional das crianças diante desses tipos de adversidades e forneça uma lista de recursos úteis. Como os ambientes mais amplos desempenham um papel importante no apoio à resiliência de um indivíduo às adversidades da infância, esta lista complementa os recursos especificamente para crianças e suas famílias com os destinados a educadores, comunidades e estados, territórios e tribos.

Recomendações para apoiar e proteger o bem-estar emocional das crianças durante a pandemia

Entenda que as reações à pandemia podem variar.

As respostas das crianças a eventos estressantes são únicas e variadas. Algumas crianças podem ser irritáveis ​​ou pegajosas e outras podem regredir, exigir atenção extra ou ter dificuldade em cuidar de si mesmas, dormir e comer. Comportamentos novos e desafiadores são respostas naturais, e os adultos podem ajudar mostrando empatia e paciência e estabelecendo limites com calma quando necessário.

Garanta a presença de um cuidador sensível e responsivo.

O principal fator na recuperação de um evento traumático é a presença de um adulto atencioso e solidário na vida de uma criança. Mesmo quando um pai ou mãe não está disponível, as crianças podem se beneficiar muito dos cuidados prestados por outros adultos (por exemplo, pais adotivos, parentes, amigos) que podem oferecer cuidados consistentes e sensíveis que ajudam a protegê-los dos efeitos nocivos de uma pandemia.

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Distanciamento social não deve significar isolamento social.

As crianças – especialmente crianças pequenas – precisam de tempo de qualidade com seus cuidadores e outras pessoas importantes em suas vidas. A conexão social aumenta as chances das crianças de mostrar resiliência às adversidades. As abordagens criativas para se manter conectado são importantes (por exemplo, escrever cartas, chats por vídeo on-line).

Forneça informações apropriadas à idade.

As crianças tendem a confiar em sua imaginação quando lhes falta informação adequada. As decisões dos adultos de reter informações geralmente são mais estressantes para as crianças do que dizer a verdade de maneira apropriada à idade. Os adultos devem, em vez disso, disponibilizar-se para as crianças fazerem perguntas e falarem sobre suas preocupações. Eles podem, por exemplo, oferecer oportunidades para as crianças acessarem livros, sites e outras atividades no COVID-19 que apresentam informações de maneira adequada para crianças. Além disso, os adultos devem limitar a exposição das crianças à cobertura da mídia, mídias sociais e conversas de adultos sobre a pandemia, pois esses canais podem ser menos adequados à idade. O acesso contínuo a notícias e mídias sociais sobre conversas pandêmicas e constantes sobre ameaças à segurança pública pode causar estresse desnecessário às crianças.

Crie um ambiente físico e emocional seguro, praticando: tranquilidade,

rotinas

e regulamentação.

Primeiro, os adultos devem tranquilizar as crianças sobre sua segurança e a segurança dos entes queridos e dizer-lhes que é tarefa dos adultos garantir sua segurança. Segundo, os adultos devem manter rotinas para proporcionar às crianças uma sensação de segurança e previsibilidade (por exemplo, horários de dormir e refeições regulares, horários diários para aprender e brincar). E terceiro, os adultos devem apoiar o desenvolvimento da regulamentação infantil. Quando as crianças estão estressadas, seus corpos respondem ativando seus sistemas de resposta ao estresse. Para ajudá-los a gerenciar essas reações, é importante validar seus sentimentos (por exemplo, “eu sei que isso pode parecer assustador ou avassalador”) e incentivá-los a se envolver em atividades que os ajudem a se auto-regular (por exemplo, exercício, respiração profunda, atividades de atenção ou meditação, rotinas regulares para dormir e comer). Além disso, é essencial para o bem-estar emocional e físico das crianças, garantir que as famílias possam atender às suas necessidades básicas (por exemplo, comida, abrigo, roupas).

Mantenha as crianças ocupadas.

Quando as crianças estão entediadas, seus níveis de preocupação e comportamentos perturbadores podem aumentar. Os adultos podem fornecer opções para atividades seguras (por exemplo, brincadeiras externas, blocos, argila de modelagem, arte, música, jogos) e envolver as crianças no brainstorming de outras ideias criativas. As crianças precisam de tempo suficiente para participar de brincadeiras e outras experiências alegres ou de aprendizado sem se preocupar ou falar sobre a pandemia.

Aumente a autoeficácia das crianças.

Autoeficácia é a sensação de ter agência ou controle – uma característica especialmente importante em momentos de medo e incerteza. As crianças geralmente se sentem mais controladas quando podem desempenhar um papel ativo em ajudar a si mesmas, suas famílias e suas comunidades. Por exemplo, as crianças podem ajudar seguindo as diretrizes de segurança (por exemplo, lavando as mãos), preparando-se para o confinamento em casa (por exemplo, ajudando a cozinhar e congelar alimentos) ou voluntariando-se na comunidade (por exemplo, escrevendo cartas ou criando arte para adultos mais velhos ou amigos doentes, compartilhando suprimentos extras com um vizinho).

Crie oportunidades para cuidadores (que podem significar você mesmo!) Cuidar dos mesmos.

O bem-estar das crianças depende do bem-estar dos pais e de outros cuidadores. Os cuidadores devem cuidar de si mesmos para que tenham os recursos internos para cuidar dos outros. Para esse fim, os cuidadores adultos podem se envolver em autocuidado, manter-se conectado aos apoios sociais, descansar ou manter o tempo suficiente e ter tempo para atividades restaurativas (por exemplo, exercícios, meditação, leitura, atividades ao ar livre, oração). Procurar ajuda de um profissional de saúde mental também é importante quando os adultos enfrentam níveis muito altos de estresse e outros desafios à saúde mental.

Procure ajuda profissional se as crianças mostrarem sinais de trauma que não serão resolvidos com rapidez relativa.

Mudanças emocionais e comportamentais em crianças são esperadas durante uma pandemia, pois todos se ajustam a um novo senso de normalidade. Se as crianças mostrarem um padrão contínuo de emoções emocionais ou comportamentais (por exemplo, pesadelos, foco excessivo em ansiedades, aumento de agressão, testes regressivos ou automutilação) que não resolvam com apoio, podem ser de ajuda profissional. Muitos prestadores de serviços de saúde mental têm capacidade de fornecer serviços por meio de “telessaúde” (isto é, terapia de monitoramento por telefone ou uma plataforma on-line) quando o contato social em uma pessoa deve ser restrito.

Enfatize pontos fortes, esperança e positividade.

As crianças precisam se sentir seguras e positivas em relação ao presente e ao futuro. Os adultos podem ajudar, concentrando a atenção das crianças em histórias sobre como as pessoas se reúnem, encontrar soluções criativas para problemas difíceis e superar as  adversidades durante uma epidemia. Falar sobre essas histórias pode ser curador e reconfortante para crianças e adultos.

Publicado na: https://www.childtrends.org/publications/resources-for-supporting-childrens-emotional-well-being-during-the-covid-19-pandemic

Authors:

Jessica Dym Bartlett,

Jessica Griffin,

Dana Thomson

Publication Date: March 19, 2020

Topic: COVID-19

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