Ao ingressar na escola a criança começa a conhecer e se relacionar com outras crianças. Seu campo social, portanto, sofre fundamental modificação. O inter-relaciomanento entre pais e professores torna-se imprescindível, porque a criança passa a ser submetida a uma nova autoridade, diferente da de seus pais.
Os pais ao selecionarem a escola de seus filhos, devem verificar anteriormente à matrícula, o método de ensino utilizado pelo educandário, objetivando analisá-lo e ver se é condizente com as suas crenças e opiniões. Algumas vezes, quando ocorrem divergências entre o casal para com a escolha da escola ideal, torna-se mais fácil para a criança beneficiar-se dessas divergências para justificar seu fracasso escolar. Por isso, faz-se necessário que os pais comuniquem usando a mesma linguagem perante a presença da prole.
A colaboração entre pais e educadores deve ser contínua, favorecendo a obra educativa. A troca de informações que uns fornecem aos outros pode atuar como facilitador quanto ao entendimento das atitudes da criança e o seu desenvolvimento. Pais e professores devem manter diálogo constante, devem ser pessoas ligadas pelos mesmos anseios e ideais, caminhando progressivamente para um único objetivo: promover o desenvolvimento pleno da criança. Para atingir este objetivo os pais necessitam colaborar com a escola obedecendo o horário escolar desde o maternal até séries posteriores e evitar faltas durante o ano letivo, pois estas prejudicam a adaptação e o desenvolvimento da criança.
Cabe aos pais vibrar e interessarem-se por tudo aquilo que se passa com os filhos, mostrando-lhes através de ações e palavras o caminho correto a ser trilhado.
Esse contato, às vezes, parece ser cada vez menor na atualidade, mas compete aos pais propiciar momentos, em família, após a jornada diária de trabalho, transmitindo aos filhos segurança, afeto e, principalmente, valores outrora esquecidos em certos acontecimentos sociais.
É primordial a participação significativa dos pais na educação e formação de seus filhos, freqüentando as reuniões de pais e professores, apresentações culturais e outros eventos promovidos pela escola.
A criança sente-se altamente motivada quando percebe que seus pais vão à escola, se interessam por ela e por tudo que lhe diz respeito. Para a criança é uma satisfação enorme saber que seus pais conhecem a sua professora, promovendo um sentimento maior de amizade para com seu professor (educador).
Elogiar atitudes e atividades positivas é altamente motivador, levando a criança a esforçar-se o máximo nos estudos e em seu desenvolvimento como um todo.
Havendo um bom relacionamento entre pais e professores o processo ensino-aprendizagem e o ato de educar acontecerão naturalmente. Portanto, cabe a cada um de nós realizar a sua parte.
Publicado na Revista nº 3 – 2003, da Escola de Pais – Seccional de Timbó
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