Organização e Competência se aprendem em casa

O Instituto Ayrton Senna (AS) juntamente com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez uma avaliação com 25 mil crianças, em que ficou demonstrado que o aluno que tem organização e responsabilidade apresenta melhores resultados na escola. Esse fato nos leva a confirmar o importante e imprescindível papel dos pais e educadores na organização da dinâmica familiar cotidiana.

Como bem lembra o psicólogo Steve Biddulph, – “Depois do amor o mais importante em educação é a disciplina.” Aos pais cabe exercer a sua autoridade primordial, fruto da sua paternidade e maternidade, pois esses resultados, comprovados estatisticamente, passam pela educação que a família dá aos seus filhos por meio de estímulos, de incentivos, da valorização de atitudes pessoais, valorização da escola e da organização do tempo.

Os pais que educam seus filhos implantando bons hábitos, que estimulam os estudos, contribuem decididamente para garantir-lhes um futuro melhor, pois o acesso ao conhecimento é um dos caminhos para a ascensão intelectual, social e econômica.

Ao Estado, compete oferecer escolas e professores à população em geral e os pais que valorizam a escola e incentivam seus filhos a respeitar e valorizar o estudo e o aprendizado, estão investindo no futuro dos seus filhos.

Os milhares de exemplos de pessoas que tiveram crescimento econômico e social passam pela escola bem aproveitada, pela dedicação ao conhecimento.

Não há predeterminação. Tudo depende da decisão pessoal, do contexto familiar e da ação proativa em saber o que quer ser, e, assim trabalhar para alcançar o seu objetivo de vida.

Vivemos num país democrático no qual somos livres para tomar nossas decisões, de forma que o crescimento social e intelectual passa pelo esforço de cada um de nós.  É uma escolha pessoal, mas as crianças precisam de ajuda na infância para se tornarem aptas para tomarem essa decisão na sua juventude.

Isto passa pela educação atenciosa, pela organização que a família decide dar a seus filhos, para que eles possam estar preparados e assim aproveitarem melhor as oportunidades que lhes são oferecidas nas escolas em todos os níveis, desde a creche, passando pelos cursos profissionais até as universidades.

É fundamental para crescer social e economicamente: civilidade (educação no trato social), disciplina, organização, respeito, responsabilidade, valorização da escola (conhecimento), assiduidade e disposição para vencer, isto é, não esmorecer.

Citando Rui Barbosa: “O mundo abre as portas para quem sabe o que quer.” Citando Pascal – “Somos escravos do nosso passado, mas somos senhores do nosso futuro.”

Publicado na Revista Escola de Pais do Brasil – Seccionais de Biguaçu e São José, nº 5, junho de 2014, p. 14.

Dolma Magnani de OliveiraAdvogada, Professora e Associada da Escola de Pais – Seccional de São José.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*