Estudo mostra que este tipo de trabalho proporciona uma vida mais longa
Não surpreende pensar que o trabalho voluntário é uma forma eficaz de tornar melhor a vida de quem recebe ajuda e de fortalecer instituições sociais. No entanto, além do bem proporcionado ao outro, ser voluntário pode trazer benefícios para quem se dispõe a colaborar. Desenvolver melhor algumas aptidões e sentir-se mais realizado e satisfeito consigo mesmo são algumas das vantagens que a experiência pode trazer.
– Fazer trabalho voluntário, olhar para fora, além de olhar para dentro de si, ajudar aos outros ou fazer parte de uma comunidade traz benefícios, como manter relações sociais mais significativas – afirma Reginaldo do Carmo Aguiar, psicólogo especialista em análise do comportamento.
Um estudo publicado no periódico BMC Public Health e produzido pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que ser voluntário pode melhorar a saúde mental e proporcionar uma vida mais longa. Ao analisar autoavaliações de adeptos da prática, os especialistas concluíram que eles têm índices mais baixos de depressão e níveis altos de satisfação pessoal e bem-estar. Os cientistas pretendem, agora, confirmar se a relação indicada pelos relatórios pode ser sustentada.
Psicóloga e professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jacy Corrêa Curado explica que, apesar da ausência de pesquisas que comprovem definitivamente os benefícios de ser voluntário, são inúmeros os relatos de pessoas que superaram a dor provocada por doenças ou pela perda de familiares ao se envolver em projetos de voluntariado.
Apesar da potencialidade para colaborar no tratamento de alguns problemas mentais, a psicóloga alerta que é preciso cuidado com a tentativa de usar o voluntariado especificamente para esse fim. Ela explica que a atividade precisa estar acompanhada de uma reflexão crítica sobre a vivência e o cotidiano atual.
Artigo publicado no Correio Brasiliense e no
Diário Catarinense – 27/10/2013 – Donna, p. 19.
Faça um comentário