Com as famílias em período de férias escolares, os pais podem contribuir de forma bastante significativa no processo de alfabetização das crianças sem aquela pressão do cotidiano escolar.
Primeiramente, os pais podem ouvir seus filhos com mais atenção e carinho. Antes de aprenderem a escrever, as crianças precisam aprender a dizer.
Falar e ser ouvido, desenvolvendo a oralidade, é uma das principais aprendizagens para quem está se alfabetizando. Na maioria das vezes, os pais enchem os filhos de atividades, ocupam cada hora e segundo do dia das crianças, mas esquecem que as atitudes de escuta e de diálogo são fundamentais.
Então, nesse período de férias, os pais podem participar nas brincadeiras de seus filhos ouvindo com atenção as regras criadas pelos mesmos, permitir, também, que as crianças socializem suas ideias, queixas e alegrias tanto em pequenos grupos quanto individualmente.
Vale a pena tirar um tempinho e vibrar com músicas, poesias e rimas realizadas pelas crianças. Em síntese, seria curtir intensamente as férias com os filhos, dando-lhes a oportunidade de expressarem o entendimento próprio acerca de desenhos, músicas, filmes, esculturas, paisagens, situações do dia a dia, etc.
Os pais precisam ver os seus filhos como pessoas que têm muito a dizer e a compartilhar. Com isso, mesmo nas férias, as famílias estarão contribuindo para o desenvolvimento de um dos conceitos essenciais da alfabetização: a oralidade.
Os alfabetizadores agradecem.
Este artigo foi publicado no Jornal Diário Catarinense – 26/01/2012, p. 10.
Lourival José Martins Filho – Professor de alfabetização do Departamento de Pedagogia da Udesc.
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