Dez mandamentos para os pais

1° Mandamento – Coloque a função de mãe e pai em primeiro lugar

Há pais que pensam que educar um filho é apenas tarefa da escola. Inebriados com o sucesso profissional ou confrontado com um trabalho que não deixa tempo livre, muitos pais não se envolvem, diariamente, na educação dos filhos. Entregam-nos à escola e julgam que essa tarefa é apenas dos professores. Estão enganados. Educar uma criança exige atenção e disponibilidade. Os bons pais colocam a educação dos filhos em primeiro lugar e não enjeitam responsabilidades que são deles.

2° Mandamento – Seja um bom exemplo

Ser considerado continuadamente um bom exemplo é uma tarefa árdua e difícil. Exige muitas renúncias. Contudo, pode estar certo que os filhos imitam os pais, naquilo que eles têm de bom e de mau. Quando um pai dá exemplo de não gostar de trabalhar, de desonestidade ou de irresponsabilidade, é certo que está a transmitir uma mensagem errada aos filhos: é correto ser preguiçoso, desonesto e irresponsável. Se quiser dar bons exemplos aos seus filhos, seja diligente, pontual, trabalhador, honesto e justo. O seu exemplo vale mais do que mil lições de moral.

3º Mandamento – Esteja atento

Educar um filho não é tarefa para se fazer sozinho. Os outros familiares, os amigos, os vizinhos, os professores e até os vigilantes são, também, agentes que educam pelo exemplo. Por isso, esteja sempre atento aos que rodeiam o seu filho, aos amigos, aos vizinhos e também ao que se passa na escola.

4º Mandamento – Envolva-se na escola do seu filho

O envolvimento parental no processo educativo é uma variável que está geralmente associada ao bom desempenho escolar. Vá às reuniões, converse com os professores, peça e dê informações e colabore com os professores. Não faça críticas aos professores na presença dos seus filhos.

5º Mandamento – Controle e limite o acesso do seu filho à televisão e à Internet

Muitos conteúdos televisivos são telelixo e têm efeitos devastadores na educação do caráter das crianças. As crianças que veem muita televisão e passam muito tempo a navegar na Internet têm mais probabilidades de serem obesas. Para, além disso, ao impedir que o seu filho tenha acesso a conteúdos que deformam a mente, que distorcem a realidade e que invertem os valores, você está a proteger o seu filho e a proporcionar-lhe um ambiente saudável.

6º Mandamento – Concentre-se no que é fundamental

Não tente que o seu filho seja um herói ou um santo. Centre a sua atenção naquilo que são os valores fundamentais, comuns a todas as civilizações e que estão no cerne da Cultura Ocidental: prudência, justiça, temperança, coragem, honestidade, responsabilidade e compaixão.

7º Mandamento – Use linguagem moral

Não diga que o comportamento é apropriado ou inapropriado. Diga simplesmente que é bom ou mau, correto ou incorreto. As crianças têm de saber que há comportamentos que são sempre maus ou bons e não apenas inapropriados ou apropriados.

8º Mandamento – Centre a sua ação na ação

Os discursos sobre a moral têm pouco efeito na educação do caráter. O mais importante de tudo são hábitos. Certifique-se de que seu filho(a) desenvolve bons hábitos. Quanto aos maus hábitos, certifique-se de que seu filho(a) está envolvido num processo de correção e de substituição dos maus hábitos por bons hábitos. As crianças devem saber que os comportamentos são mais importantes do que as intenções e os argumentos.

9º Mandamento – Coloque a educação do caráter em primeiro lugar

De que vale ter um filho que tem classificações excepcionais se ele é irresponsável, imprudente, intemperado, injusto e malcriado? Coloque a educação do caráter no centro das preocupações e mostre que não dá menos importância às virtudes morais do que às virtudes intelectuais. Não se esqueça de que o extermínio dos judeus pelos nazistas  foi conduzido por gente inteligente e culta.

10º Mandamento – Ame os seus filhos e mostre que os ama

Não se esqueça de que o amor é o sentimento mais forte e mais importante que existe. A virtude da amizade, onde se inclui o amor, é a virtude primeira, no sentido de que é a virtude essencial à conquista da felicidade.

Se não mostrar que ama o seu filho, ele procurará o amor nos sítios errados com as pessoas erradas. [1]

[1]  Este texto foi inspirado em Ten commandments for parents. In Ryan, K. e Bohlin, K (1999). Building Character in Schools. S. Francisco: Jossey Bass.

Publicado no Boletim Informativo nº 24, março de 2010, da Escola de Pais Nacional, de Portugal.

Disponível em: http://www.escoladepais.pt/boletim/boletim_24.pdf 

Publicado na Revista nº 3, p. 43 – Escola de pais – Biguaçu.

 Ramiro Marques – Escola de Pais Nacional – Portugal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*