Desenvolvimento dos 4 aos 6 anos

4 anos

Com quatro anos, a fala do pequeno torna-se totalmente compreensível, possibilitando que os pais e professores percebam os errinhos e trocas comuns de fonética e pronúncia, e por isso, muitos dos pequenos de quatro anos são encaminhadas para fonoaudiólogas.

Com essa idade, os pequenos já conseguem conversar, interagir e contar histórias longas, o que possibilita interações e construção de vínculos afetivos mais fortes com os coleguinhas e amiguinhos. As crianças também conseguem entender jogos que tenham regras simples, e reconhecer letras e números, o que desperta uma vontade enorme de aprender coisas novas. A habilidade motora também permite que as crianças tenham mais equilíbrio e possam se aventurar com bicicletas, escaladas e outros esportes.

5 anos

Crianças com cinco anos estão na transição da idade pré-escolar para escolar. E isso revela crianças com um nível bacana de autonomia, que conseguem fazer atividades como escovar os dentes, tomar banho, escolher sua roupa, preparar seu lanchinho e fazer tarefa de casa sem auxílio de um adulto. Com essa idade, se dá o início da alfabetização, o reconhecimento de letras e possível início de leitura. Também, com essa idade, começam as primeiras noções financeiras, o que possibilita uma janela enorme para o aprendizado de novas responsabilidades.

6 anos

A criança com seis anos completos até dia 31/03 está no primeiro ano do Ensino Fundamental etapa que significa o início de duas habilidades fundamentais para a vida do seu pequeno, aprender a ler e escrever. As crianças de seis anos começam a ver e entender as letras-bastão (algumas crianças desenvolvem essa habilidade mais cedo, aos cinco anos), o que amplifica os horizontes do seu pequeno. Prepare-se para ver seu filho tentando ler tudo que vê pela frente, como placas das ruas, cardápios, embalagem do xampu e os ingredientes de uma receita. As crianças a partir dos seis anos estão com toda a energia voltada para o aprender, o conhecer, portanto são curiosas e testam seus limites motores, tentando acrobacias malucas e intelectuais, perguntando sobre o mundo e desmistificando algumas crenças. A criança começa a entender o mundo e a coletividade de forma mais clara, deixando um pouco a característica egocêntrica dos anos anteriores, o que instiga a sua curiosidade, seu senso de responsabilidade e suas noções de causa e efeito.

Aproveite a fase para estimular seu filho a escrever cartinhas, participar da rotina e lembrar do endereço e telefone dos familiares mais próximos. Nessa fase, a criança já consegue assumir responsabilidades. Se possível, dê uma tarefa para aumentar ainda mais esse valor, como cuidar de um animal de estimação ou de uma plantinha.

 

Nathalia Pontes – Mestranda em Psicologia da Educação, Psicopedagoga e Escritora

Publicado na Revista Escola de Pais do Brasil Seccional da Grande Florianópolis nº 8, dezembro de 2019, p. 13.

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/marcos-do-desenvolvimento-o-que-esperar-dos-3-aos-6-anos-de-idade/

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