DESENVOLVIMENTO DE 0 A 3 ANOS

Essa fase compreende o desenvolvimento cerebral e, consequentemente, as conexões necessárias para os ganhos motores, cognitivos e socioemocionais.

0 – 1 ano

O bebê se desenvolve intensamente de 0 aos 12 meses. Ao nascer, já é capaz de reconhecer a voz das pessoas que o cercam, e já pode se recordar de sons que ouvia na vida intrauterina, como a voz materna, por exemplo. Sua visão é desenvolvida ao longo dos meses, tornando-se  nítida apenas por volta do oitavo mês de vida. Os movimentos, inicialmente desordenados, aos poucos tornam-se mais elaborados, finos, demonstrando interesse e intenção. O desenvolvimento do tônus postural possibilita o sustento da cabeça aos três meses, permitindo que a criança sente com apoio aos 6 meses, sem apoio aos 9 meses e possa manter-se em pé quando apoiada aos 11 meses.

1 – 2 anos

Em média, o bebê começa a andar com 1 ano e 3 meses, esse progresso permite que a criança consiga subir em móveis até 1 ano e 6 meses e correr e descer escadas até completar 2 anos. Também, entre esses 12 meses, normalmente ocorre o desmame. A criança mostra-se mais sociável e pode realizar pequenas atividades com ajuda, como se vestir, escovar os dentes, fazer um desenho. Quanto à fala, a criança entre um e dois anos está adquirindo vocabulário e consegue arriscar alguns sons mais parecidos com palavras aos 12 meses evoluindo, até aos 24 meses, para falar poucas palavras pontuais e formar pequenas frases.

2 – 3 anos

A criança entre 2 e 3 anos mostra um melhor controle do seu corpo, o que permite o desfralde, que ela se alimente sozinha e tenha predileção pelo lado esquerdo ou direito do corpo. Nesse período, as crianças apresentam um maior domínio e entendimento da fala. Assim, aos 3 anos, é comum que as crianças consigam cantar, contar histórias e manter pequenos diálogos. O tempo de concentração aumenta, assim as crianças conseguem aprender alguns conceitos, imaginar histórias e brincar com amiguinhos de forma lúdica e espontânea.

A primeira infância é a base para a vida adulta, é nessa fase que as crianças constroem e lapidam os suportes de confiança e pertencimento, vitais para os anos futuros, portanto os laços de afeto e carinho são muito importantes.

 

Nathalia Pontes – Mestranda em Psicologia da Educação, Psicopedagoga e Escritora

Publicado na Revista Escola de Pais do Brasil – Seccional de Grande Florianópolis nº 8, dezembro de 2019, p. 8.

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/marcos-do-desenvolvimento-infantil-de-0-a-3-anos/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*