COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS PARA O TRABALHO NO FUTURO

Businessman with telescope looking to the future. growth charts. Vector illustration Eps10 file. Success, growth rates
A denominação de Novo Normal traz implícita a suposição de que seremos capazes, uma vez terminada a pandemia, de atingir um novo patamar social, familiar, acadêmico e profissional com regras claras e bem definidas.  

Muito se tem escrito e falado sobre o futuro do trabalho, que vai requerer uma profunda quebra de paradigmas quanto às habilidades e competências necessárias para navegar nos mares incertos pós-pandemia. A denominação de Novo Normal traz implícita a suposição de que seremos capazes, uma vez terminada a pandemia, de atingir um novo patamar social, familiar, acadêmico e profissional com regras claras e bem definidas.

Cabe, entretanto, discutir esses temas partindo de uma premissa mais aderente ao cenário proposto pelo filósofo Immanuel Kant, no século XVIII em que “a inteligência do ser humano pode ser mensurada pelo número de incertezas que ele é capaz de suportar”. A recente evolução da pandemia, com suas variantes e recidivas de surtos afetando diretamente a nossa organização social, obriga-nos a antever um mundo marcado pela incerteza e mudança.

Inteligência é uma área de estudo que sempre despertou muito interesse ao longo dos tempos. Em 1912, o psicólogo Wilhelm Stern cunhou o termo QI (Quociente de Inteligência), que seria um preditor de sucesso importante. Muitas décadas depois, foi popularizada pelo psicólogo Daniel Goleman (1995) o conceito de QE (Quociente Emocional ou Inteligência Emocional). E, mais recentemente, Stuart Parkin (2010) introduziu o QA (Quociente Adaptativo ou Inteligência Adaptativa).

Caracterizada pela Harvard Business Review como “a nova vantagem competitiva”em 2011 e descrita pela Fast Company como “o futuro do trabalho”e “a principal preditora do sucesso” em 2018, a adaptabilidade passou de uma das competências mais buscadas pelas empresas nos últimos anos segundo o Linkedin para a mais valorizada hoje em contexto de pandemia, de acordo com pesquisa da companhia de recrutamento Robert Half em matéria do Estadão – e tudo indica que assim seguirá sendo nas próximas décadas.

Uma definição acurada de QA seria: é o conjunto de competências (qualidades) que impactam diretamente no sucesso das pessoas e que estão ligadas à efetividade com que elas respondem a incertezas, crises e mudanças. Entre as competências fundamentais para o sucesso nesse contexto destacamos:

  • Flexibilidade, que é a capacidade de adaptar-se a mudanças ou a cenários instáveis, em um processo contínuo de aprendizagem, revelando abertura a novas ideias, a rever posições e a testar alternativas diferentes.
  • Autocontrole, que é a capacidade de gerenciar de modo saudável e produtivo o stress e a pressão, controlando adequadamente os próprios impulsos, emoções e comportamentos, reagindo de forma proporcional, madura e estável.
  • Resiliência, que é a capacidade de enfrentar, aprender e se recuperar diante de situações de crises, incertezas, frustrações, perdas e decepções, demonstrando tenacidade, atitudes positivas e força interior.
  • Autodesenvolvimento, que é a capacidade de evoluir continuamente, demonstrando mentalidade de crescimento, aprendendo com as experiências e investindo no próprio desenvolvimento, para tornar-se a melhor versão de si mesmo.
  • Criatividade, que é a capacidade de resolver problemas de forma simples, prática e inovadora, concebendo alternativas inteligentes, viáveis e eficazes, alavancando soluções existentes ou trazendo novas ideias.
  • Estratégia, que é a capacidade de pensar estrategicamente com visão sistêmica e foco nos objetivos, concebendo planos de ação eficazes baseados em análises de riscos e oportunidades, ponderando diferentes cenários e criando proativamente soluções de contingência.
  • Autodisciplina, que é a capacidade de focar e implementar planos, metas e objetivos pessoais e profissionais, não medindo sacrifícios e demonstrando autodomínio, persistência, força de vontade e determinação.
“Não são as espécies mais fortes ou inteligentes que sobrevivem, mas as mais adaptáveis às mudanças” (Charles Darwin)

Protagonismo, que é a capacidade de liderar a si mesmo, alinhando os seus talentos em direção a objetivos e sonhos, demostrando autonomia, energia, coragem, otimismo e motivação.

E, finalmente gostaria de relembrar algumas frases célebres que já profetizavam o que estamos vivendo cada vez mais fortemente: Heráclito (500AC): “Não existe nada permanente além da mudança”. Charles Darwin (1809): “Não são as espécies mais fortes ou inteligentes que sobrevivem, mas as mais adaptáveis às mudanças”. E, Alvin Tofler (1970): “Mudança é o processo quando o futuro invade as nossas vidas”.

E o futuro definitivamente chegou!

Prof.ª Me. Sandra Betti – Psicóloga pela PUC-SP. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Especialista em Desenvolvimento de RH pela Harvard University e em Estratégia de RH pela University of Michigan. É Master Coach certificada pelo Behavioral Coaching Institute de New York e coautora do livro Assessment Centres and Global Talent Management. É cofundadora e sócia da MBA Empresarial, conselheira e mentora da Talent Academy. Escritora e pesquisadora.

Publicado na Revista do 57 Congresso Nacional da Escola de Pais do Brasil, Edição 2021, p. 16.

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