Como transformar seu filho em um gênio, segundo estudo feito durante 45 anos

Estudo lança luz sobre como estimular crianças inteligentes para que sejam adultos bem-sucedidos.

O ano era 1968 quando um professor de psicometria, Julian Stanley, se deparou com um menino gênio de 12 anos que estava fazendo um curso de Ciência da Computação na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

A criança, Joseph Bates, era brilhante – mas entediada.

Ele estava muito à frente dos estudantes de sua idade.

Inspirado por esse prodígio, Stanley iniciou um longo estudo que duraria 45 anos, acompanhando o desenvolvimento de crianças superdotadas que incluiria nomes como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e a cantora Lady Gaga.

Imagem mostra fotos do co-fundador do Google, Sergey Brin, da cantora Lady Gaga (ao centro) e do presidente do Facebook Mark Zuckerberg (à direita)
Legenda da foto, O cofundador do Google, Sergey Brin, Lady Gaga e Zuckerberg, do Facebook, passaram
pelo Centro para Jovens Talentosos da Universidade Johns Hopkins

Então, o que aconteceu com Joseph Bates? Ele se deu muito bem.

Ele continuou a estudar, completou um doutorado, lecionou em uma universidade e agora se tornou um “pioneiro em inteligência artificial”.

Stanley deu início ao projeto no Johns Hopkins University’s Center for Talented Youth (Centro para Jovens Talentosos da Universidade Johns Hopkins), em Baltimore. Batizado de Estudo de Jovens Matematicamente Precoces (SMPY, da sigla em inglês), o programa acompanhou a trajetória de mais de 5 mil crianças superdotadas.

Foi por meio desse trabalho que ele chegou a descobertas surpreendentes.

Joseph Bates
Legenda da foto,Joseph Bates elogiou o estudo de longa duração, dizendo que ele o ajudou a prosperar

O estudo vai contra a antiga crença de que “a prática leva à perfeição”, segundo a qual você pode se tornar um especialista em alguma coisa contanto que trabalhe duro e tenha foco.

Em vez disso, o SMPY sugere que a capacidade cognitiva inicial – como resolver problemas e tomar decisões corretas – tem mais efeito sobre a conquista do que a prática ou até mesmo o status socioeconômico de uma pessoa.

É por isso que é importante estimular as habilidades da criança desde cedo – mas sem pressionar aquelas que se mostram mais inteligentes que a média para que se tornem “gênios”.

Isso poderia “levar a todos os tipos de problemas sociais e emocionais”, de acordo com educadores.

Mas, se você quer incentivar e manter seus filhos felizes ao mesmo tempo, os especialistas têm algumas recomendações:

Imagem mostra menino e menina brincando
Legenda da foto,Ter variedade de experiências pode ajudar a desenvolver a confiança da criança

1) Exponha seu filho a experiências diversas

Crianças com alta inteligência geralmente precisam de novidades para se manterem motivadas.

Aumentar experiências de vida, além de contribuir nesse sentido, ajudaria a criança a desenvolver a confiança para lidar com o mundo.

Psicólogos dizem que o conforto vem de se apegar ao que é familiar. É preciso coragem para tentar algo diferente.

Imagem mostra criança jogando xadrez
Legenda da foto,Novas maneiras de desafiar as crianças podem ajudá-las a adquirir habilidades essenciais para lidar com o mundo

2) Estimule seus talentos e interesses

Seja um novo esporte, um instrumento ou uma aula de teatro, permitir que seus filhos explorem os talentos desde cedo os ajudará a desenvolver habilidades importantes, como a resiliência.

Não os force a “ser algo” que eles não são.

Imagem mostra menina com o braço levantado junto a outras crianças na escola
Legenda da foto,Estimular a criança a fazer perguntas a ajuda a ir melhor na escola

3) Apoie as necessidades intelectuais e emocionais do seu filho

A curiosidade é a essência de todo aprendizado.

As crianças podem fazer muitas perguntas antes de começarem na escola e, embora sua paciência para responder a todas as questões possa ser um pouco escassa, isso é muito importante para o desenvolvimento delas.

Quanto mais “porquês” e “comos” eles perguntarem, melhor será o desempenho na escola.

Imagem mostra menina sentada em frente a quadro negro repleto de números e cálculos
Legenda da foto,O programa oferece algumas soluções incomuns, como permitir que uma criança talentosa pule séries na escola

4) Elogiar esforço, não habilidade

Ajude as crianças a desenvolverem uma “mentalidade de crescimento”, comemorando a aprendizagem, e não o resultado em si.

As crianças aprendem a reagir às coisas através de seus pais.

Portanto, seja sobre aprender a falar um novo idioma ou até mesmo andar de bicicleta, a disposição para aprender é um comportamento positivo que deve ser estimulada.

Menino usado óculos sentado diante do computador
Legenda da foto,Psicólogos dizem que as crianças não devem ser ensinadas a temer o fracasso, mas a olhá-lo como forma de aprender melhor

5) O fracasso não é algo a ser temido

Os erros devem ser tratados como blocos de construção para o aprendizado.

Aprender com eles deve ser tratado como uma oportunidade para crescer, pois ajudará as crianças a entender como elas podem abordar melhor o problema da próxima vez.

Criança trabalhando em projeto na escola
Legenda da foto,Memória incomum, ler cedo e conhecimento mais aprofundado de assuntos específicos
podem ser sinais de que a criança é superdotada

6) Cuidado com os rótulos

Rótulos só irão diferenciar seu filho de outras crianças.

Isso poderia não apenas levá-los ao bullying, mas também adicionar imensa pressão de ser uma decepção.

Menina de óculos segurando livros
Legenda da foto,Rotular a criança de superdotada pode, às vezes, ter desvantagens

7) Trabalhe com os professores para atender às necessidades do seu filho

Alunos inteligentes geralmente precisam de material mais desafiador, apoio extra ou liberdade para aprender em seu próprio ritmo.

Trabalhar em torno dos sistemas educacionais atuais para atender às suas necessidades é muito importante.

Imagem mostra criança escrevendo fórmulas matemáticas na parede de casa
Legenda da foto,Psicólogos dizem que as crianças devem ter apoio para ir atrás de coisas que as interessam

8) Teste as habilidades do seu filho

Isso pode dar suporte aos pais que quiserem fazer um trabalho mais avançado de desenvolvimento dos talentos da criança e pode ainda revelar problemas como dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou desafios sociais e emocionais.

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Mas como saber se seu filho é superdotado?

Aqui estão alguns sinais, segundo a sociedade de alto QI, Mensa:

– Uma memória incomum

– Leitura precoce

– Passatempos ou interesses incomuns ou um conhecimento profundo de determinados assuntos

– Consciência de eventos mundiais

– Faz perguntas o tempo todo

– Senso de humor evoluído

– Musical

– Gosta de estar no controle

– Inventa regras adicionais para jogos.

Crédito imagens: GETTY IMAGES

Publicado no site: https://www.bbc.com/

1 Comentário

  1. Educação no Brasil, em mais de 15 anos bem ruim, sobretudo pela política dos Ministros no poder.

    Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica, na Saúde, idem:
    Com a “Copa das Copas®” do PT®, em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
    A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Sempre se utiliza de propaganda, narrativas e publicidades sofisticadas e bem feitas para enganar e praticar lavagem-cerebral nos meios de comunicação. Não se desenvolve a imaginação.

    E hoje precisamos muito mais de eventos sérios e artísticos. De um Brasil que se perdeu nessa década de 2010 pra cá. Um mau gosto enorme dos políticos que vieram durante esse período. Sempre com um mau gosto imenso. E o país sem escola para novas gerações. Tudo foi por água abaixo — naturalmente.

    Excelentes escolas precisamos! Educação de 1ª. Necessitamos sim de educação como a de Helsinque, Europa, e da Coreia (do sul, naturalmente).
    Não precisamos de políticos tricksters. Precisamos de educação de qualidade no Brasil. Sobretudo das crianças pequenas.

    O que é trickster? “Trickster” é, na mitologia, e no estudo do folclore e religião, um deus, deusa, espírito, homem, mulher, ou animal antropomórfico que prega peças sem se perceber.

    É uma espécie de Malandro®. Um personagem que usa de astúcia, em vez de força ou autoridade, para realizar seus objetivos (escusos).

    Aí fiquei pensando nos personagens das historinhas que nos são contadas onde há dentro dessas historinhas essas sabedorias. Lembrei da raposa, com sua malandragem suave e dócil (fingida). E me lembrei do Lobo, de Chapeuzinho Vermelho.

    Portanto, deve ser um vigarista, truculento, e picareta. Lembrei imediatamente do Molusco® apedeuta, dos Ministros Petistas sindicalistas e do PT® em geral. Trapaceiros.
    O PT© é barango. O Kitsch político contemporâneo.

    Precisamos sim de alta cultura. Não de cultura de massas. Indústria cultural (que não é o mesmo que cultura popular). Mire-se em Theodor Aodrno.

    O pessoal de nossas escolas precisa de Machado de Assis. Villa-Lobos. Drummond. Kafka. Graça Aranha, Aluísio de Azevedo, do Maranhão. Rachel de Queiroz. E das Sinfonias de Mozart — abstratas e universais instrumentais.
    As escolas EaD, à distância (atual, devido a pandemia) são péssimas.
    Não se aprende bem. O que mais o Brasil precisa na real e atualmente é de alta literatura. Alta cultura. Nas escolas sobretudo.

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