Você, nosso filho, é a nossa maior riqueza; o nosso maior bem, a pessoa que mais amamos no mundo.
Você nasceu de nós, que o criamos e educamos. Queremos lhe dar o que do melhor podemos: saúde, educação, alimentos, roupas, diversão.
Até seu próprio nome escolhermos com muito carinho. Nosso maior interesse é focalizar você, na turma, no esporte, numa lista de aprovação, onde você estiver.
Com você, queremos corrigir o que não foi bom na nossa infância. Não queremos que você sofra o que passamos, mas que usufrua o que tivemos.
Se fomos muitos irmãos, queremos poucos filhos; se fomos poucos, queremos uma prole grande. Nossos pais foram duros, exigentes e distantes.
Para nós, bastava o pai olhar que até a mãe tremia! Mas temos as nossas expectativas e sonhos; às vezes maiores que seus próprios.
Queremos que você seja integro, realizado e, se possível, rico e famoso. Por tudo isso, inundamos você de afetos, brinquedos e liberdade, tornando-os verdadeiras pragas na sua vida.
Praga de afeto: Damos tanto, que até o tchauzinho cotidiano vira “melação”. Na frente dos amigos, você até nos empurra para evitar tanto agarramento.
Praga de brinquedos: Damos tantos brinquedos, que você nem sabe o que fazer com eles; se joga fora, larga em qualquer lugar ou queima. Mal brincou com eles, logo os abandona, para pedir novidades, porque aprendeu que é só pedir que o pai chega em casa com elas. E você nem bem o cumprimenta e avança sobre a novidade, para largá-la em seguida, à espera da próxima.
Praga da liberdade: Queríamos que você usasse todo o seu tempo com as coisas, sem se preocupar conosco. Sem tantas coisas pra fazer, você acabou esbanjando e ficou sem tempo para fazer o que era preciso, deixando todo mundo preocupado com a correria às vésperas de suas provas.
Hoje, aprendemos que só o amor não é suficiente para a boa educação. Precisamos (pais e filhos) trabalhar juntos estas e outras pragas, para que a boa colheita seja a nossa felicidade.
*Dr. Içami Tiba – médico psiquiatra, psicoterapeuta de adolescentes e autor de vários livros dentre eles Quem Ama, Educa da Integrare Editora.
Faça um comentário