Sou adolescente, tenho quinze anos e já estou preocupada com o vestibular. São tantas perguntas… Que matérias eu mais me identifico? Que profissão vou exercer? Será que tenho chances? E tantos lembretes dos próprios pais… lembre-se que a escolha de agora será seu futuro amanhã.
Estou cursando o segundo ano do segundo grau e vejo que o vestibular é um bicho de “oito” cabeças. E como desvendá-lo?
É fácil para quem já passou por isso, mas para nós, marinheiros de primeira viagem, é uma incógnita a ser desvendada.
O segundo grau é momento de deixar um pouco as brincadeiras e levar muita coisa a sério, mas como fazer isso sem um objetivo? Você, por mais inteligente que seja, precisa ter um objetivo para alcançar, sem objetivo desde já, será que você conseguirá alcançar algum sonho?
Temos que nos esforçar e estudar como nunca, sim, temos, mas sem dúvida valerá a pena. Nosso esforço será reconhecido ao ver nosso nome na lista de aprovados do curso mais concorrido, ou quando colocarmos o pé na universidade, estudando o que realmente gostamos e o que queremos para o nosso futuro.
Algumas pessoas vão para a universidade e desistem no meio do caminho, dizendo que não era bem isso que sonhavam, este é um medo que aflige muitos jovens no dia de hoje, por isso tantas cobranças e tantas perguntas.
A melhor coisa que temos a fazer é prestar muita atenção nesta última etapa antes do vestibular e não nos precipitarmos. Com certeza, com muita dedicação você encontrará as respostas para suas perguntas. Boa Sorte!
Publicado na Revista nº 3 – 2003, da Escola de Pais – Seccional de Timbó
Faça um comentário